A Grécia antiga já tinha conhecimento do Break Dance!
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i7.9536Palavras-chave:
e: Dança grega antiga, Hipocleide, Heródoto, Acrobacia, Break Dance, Duplouy.Resumo
Se, ao seu turno, o Break Dance, uma das diversas manifestações do Hip Hop, nasceu nos inícios dos anos 70, em um ambiente urbano novaiorquino do Bronx, a Grécia antiga tinha conhecimento por meio de sujeito amador de uma modalidade acrobática de dança a qual poderíamos também qualificar de break dance. Essa personagem, de nome Hipoclides, participou entre os anos 572 e 570 a.C. , de reunião organizada pelo tirano de Sicião para agradecer a todos os aristrocratas que reivindicaram a mão de sua filha e escolher seu genro. Hipocleides escandalizou com sua dança, sendo julgada muito incoveniente, o que resultou em deixar de participar do casamento esperado. Essa historieta, relatada pelo famoso historiador Heródoto em meados do século V a.C. revela a modernidade da Grécia antiga quanto a práticas orquésicas, mas a comparação não vai além de se certo ponto razões determinadas. Hipocleide, ao contrário dos primeiros artistas do Break Dance, não advém de um contexto de pessoas em situação de risco social. Ele integra a nobreza. Sua performance é uma improvisação, mas não é dança de rua ou especificamente urbana. Não reflete pressão social alguma.
Vamos colocar essa brilhante coreografia em seu contexto para melhor compreendê-la. Lembrar que estamos diante dos preparativos de um casamento luxuoso, dentro de um jogo político considerável, o qual se torna pretexto para rejeitar a pretensão de Hipocleide pois é incompatível com a política matrimonial do tirano de Sicião, como as pesquisas de A. Duplouy bem esclarecem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.