Entre ensaios e transformações no processo criativo do espetáculo Rei David (2012) com Hugo Rodas

Autores

  • Angélica Beatriz Souza e Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8775

Palavras-chave:

Rei David (2012); Hugo Rodas, Transformação, Processo Criativo, Ensaio.

Resumo

Este artigo apresenta algumas discussões sobre o processo criativo de Hugo Rodas na montagem do espetáculo Rei David, com roteiro e músicas de Marcus Mota, apre- sentado em 2012 em Brasília. O foco consiste em analisar a condução dos ensaios, a relação de direção de Rodas com o elenco e as transformações que se sucederam construção do espetáculo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Beatriz Souza e Silva, Universidade de Brasília

Graduada em Artes Cênicas na Universidade de Brasília- UnB, mestre em Arte, pela mesma instituição.

Referências

ALENCAR, Eunice Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade: Múltiplas perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.

DE MASI, Domenico. Criatividade e grupos criativos. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

GALE, Maggie B.; FEATHERSTONE, Ann. The Imperative of the Archive: Creative Archive Research. In: KERSHAW, Baz; NICHOLSON, Helen (Ed.). Research Methods In Theatre And Performance. Edinburgh University Press, 2011, pp. 17- 40.

GALIZIA, Luís Roberto. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 2004.

GARDNER, Howard. Mentes que criam. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GOSWAMI, Amit. Criatividade para o século 21: Uma visão quântica para a expansão do potencial criativo. São Paulo: Aleph, 2012.

FERNANDES, Sílvia. Memória e Invenção: Gerald Thomas em cena. São Paulo: Perspectiva

FAPESP, 1996.

____________.“Experiências de performatividade na cena brasileira contemporânea”. Brasil: Art Research Journal, Jan./Jun. v. 1, n. 1, pp. 121-132, 2014.

LUBART, Todd. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

KA, Tamara. Memória do Efêmero, O DVD ”” registro de teatro. São Paulo, Annablume, 2008.

KERSHAW, Baz; NICHOLSON, Helen (Ed.). Research methods in theatre and performance. Edinburgh: University Press, 2011.

MOTA, Marcus. “A discussão da idéia de Espaço em Kant e seu contraponto na teatralidade, a partir de comentário de uma montagem de Hugo Rodas”. In: MEDEIROS,

Maria Beatriz e MONTEIRO, Mariana F.M.(Orgs.). Espaço e Performance. Brasília: Editora da Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2007.

_______________. “Dramaturgia, colaboração e aprendizagem: um encontro com Hugo Rodas”. In: VILLAR, Fernando Pinheiro e CARVALHO, Eliezer Faleiros de (Orgs.).

Histórias do teatro brasiliense. Brasília: Artes Cênicas - IdA/UnB, p. 198-217, 2004.

_______________. “Teatro, Música e Estranhamento: a dramaturgia e recepção de David”. In: Simpósio da Internacional Brecht Society, Porto Alegre: UFRGS, Anais. Vol. 1, 2013.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins fontes, 2010.

ROBINSON, Ken. O Elemento-chave: Descubra onde a paixão se encontra com seu talento e maximize seu potencial. Rio de Janeiro: Ediouro, 2010.

RODAS, Hugo. MOTA, Marcus. Hugo Rodas. Brasília: Editora ARP Brasil, 2010.

WALLAS, Graham. The Art of Thought. New York: Harcourt, Brace and Co., 1926.

WATSON, Charles. “Pedágio de pensamento”. In. ALMEIDA, Cezar de; BASSETTO, Roger (Org.). Sketchbooks: As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, pp. 8-9, 2010.

YOUNG, Harvey. “Review of Documentation, Disappearance and the Representation of Live Performance by Matthew Reason”. In: Theatre Journal, Vol. 60, Number 2 (May), pp. 316-317, 2008. Dissertações e trabalhos acadêmicos

SOUZA, Claudia Moreira de. “O Garoto de Juan Lacaze, Invenções no teatro de Hugo Rodas”. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Artes/VIS/IdA,

Universidade de Brasília ”“ UnB. Brasília, 2007.

Entrevistas

RODAS, Hugo. Entrevista concedida a esta pesquisadora em 13 de setembro de 2012.

RODAS, Hugo. Entrevista concedida a esta pesquisadora em 31 de outubro de 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Silva, A. B. S. e. (2016). Entre ensaios e transformações no processo criativo do espetáculo Rei David (2012) com Hugo Rodas. Dramaturgias, 1(2-3). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8775