Teatro para bebês: uma experiência de escuta na construção dramatúrgica cênica-musical

Autores

  • Fernanda Alvarenga Cabral Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8751

Palavras-chave:

Processos Criativos, Dramaturgia Musical, Escuta, Teatro para bebês, Primeira Infância.

Resumo

O teatro para bebês já ocupa um lugar singular no teatro contemporâneo. Seu estudo está vinculado ao ensino na primeira infância, mas também ao desenvolvimento de outras formas de se pensar a sua própria poética em cena. O sonoro-musical é parte da construção da atividade de escuta que, por sua vez, acompanha as diferentes etapas de elaboração da obra teatral, assim como encontra ecos de ressonância na “construção do imaginário poético” do artista-criador e em seu processo de criação dramatúrgica. Um estudo que trata da criação cênica aliada à construção de uma “escuta-ativa” entre intérprete e público, simultaneamente, durante a sua elaboração e recepção, tendo o sonoro-musical como eixo constituinte - o leitmotiv - do próprio espetáculo. 

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Biografia do Autor

Fernanda Alvarenga Cabral, Universidade de Brasília

Atriz, cantora, pesquisadora.

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

Cabral, F. A. (2016). Teatro para bebês: uma experiência de escuta na construção dramatúrgica cênica-musical. Dramaturgias, 1(2-3). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8751