A técnica belting usada no teatro musical norte-americano e a pedagogia vocal no Brasil

Autores

  • Luciano Simões Silva UNILA

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8748

Palavras-chave:

Belting, Musical, Canto, Fisiologia da voz, Pedagogia vocal.

Resumo

Através de extensa revisão bibliográfica, entrevistas com pedagogos vocais dos EUA e do Brasil, além de prática musical e pedagógica, o autor analisou as bases fisiológi- cas e artísticas do canto contemporâneo que é utilizado na música popular norte-ameri- cana em seu estilo de produção mais controverso, o belting. A importância de se conhecer mais sobre este estilo é clara, pois modelos vocais vindos dos EUA são frequentemente usados sem rigor ou treinamento em musicais e espetáculos e na música vocal brasileira, ocasionando inconsistência de timbres, problemas de saúde e perda de qualidade vocal. Os resultados desta pesquisa indicam que o cantor deve aprender a alterar o trato vocal e a intensidade vocal de maneira sutil para que não cubra demais a voz ou fique em situa- ção de “violação de registro” (MILLER, 2000), mantendo o timbre esperado para o estilo, com resistência e saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Simões Silva, UNILA

UNILA

Referências

Araújo, Marconi. Belting Contemporâneo: Aspectos Técnico-Vocais para Teatro Musical e Música Pop. Brasília: Bohumil Med, 2013.

Balog, Julie. “A Guide to Evaluating Music Theater Singing for the Classical Teacher”. Journal of Singing, vol. 61, n. 4, 2005, p. 401-406.

Behlau, Mara. Registros Vocais. Apostila distribuída durante o curso de especialização Formação Integrada em Voz, oferecido pelo CEV em 2013.

Bozeman, Kenneth. “Registration Strategies for Training the Male Passaggio”. Choral Journal, 2008, p. 59-72.

Bozeman, Kenneth. “Acoustic Passaggio Pedagogy for the Male Voice”. Logopedics Phoniatrics Vocology, 2012, p. 1-6.

Bozeman, Kenneth. Comunicação particular via Skype. Foz do Iguaçu, 30 de agosto de 2015.

Dayme, Meribeth B. Dynamics of the Singing Voice. Viena e Nova York: Springer -Verlag, 2009.

De Moura, Juvenal. Comunicação particular. São Paulo, 21 de novembro de 2013 e 25 de abril de 2014.

Doscher, Barbara. The Functional Unity of the Singing Voice. 2a ed. Nova York: Scarecrow Press, 1994.

Echternach, Matthias, Johan Sundberg, Michael Markl e Bernhard Richter. “Professional Opera Tenors’ Vocal Tract Configurations in Registers”. Folia Phoniatrica et Logopaedica, 2010, vol. 62, p. 278-287.

Everett, William A. e Paul R. Laird (editores). The Cambridge Companion to the Musical. 2a ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

Gates, Rachael, Arick Forrest e Kerrie Obert. The Owner’s Manual to the Voice. Nova York: Oxford University Press, 2013.

Hall, Karen. So You Want to Sing Music Theatre ”“ A Guide for Professionals. Lanham: Rowman & Littlefield, 2014.

LeBorgne, Wendy. The Vocal Athlete: Application and Technique for the Hybrid Singer. San Diego: Plural Publishing, 2014.

LeBorgne, Wendy. Comunicação particular via Skype. Foz do Iguaçu, 5 de maio de 2015.

LeBorgne, Wendy, Linda Lee, Joseph Stemple e Heather Bush. “Perceptual Findings on the Broadway Belt Voice”. In Journal of Voice, vol. 24, n. 6, 2010, p. 678-689.

LoVetri, Jeannette. O Que São Registros e Porque São Importantes?. Trad. Mara Behlau. Apostila distribuída durante o curso de especialização Formação Integrada em Voz, oferecido pelo CEV em 2013.

LoVetri, Jeannette e Edrie Weekly. “Contemporary Commercial Music (CCM) Survey: Who’s Teaching What in Nonclassical Music”. Journal of Voice, vol. 17, n. 2, p. 207-215.

LoVetri, Jeannette, Susan Lesh e Peak Woo. “Preliminary Study on the Ability of Trained Singers to Control the Intrinsic and Extrinsic Laryngeal Musculature”. Journal of Voice, vol. 13, n. 2, 1999, p. 219-226.

Mariz, Joana. “Entre a Expressão e a Técnica: A Terminologia do Professor de Canto ”“ Um Estudo de Caso em Pedagogia Vocal no canto Erudito e Popular no Eixo Rio-São Paulo”. Tese de Doutorado. Instituto de Artes da UNESP, São Paulo, 2013.

Melton, Joan. Singing in Musical Theatre: The Training of Singers and Actors. Nova York: Allworth Press, 2007.

Miles, Beth e Harry Hollien. “Whither Belting?”. Journal of Voice, vol. 4, n. 1, 1990, p.64-70.

Miller, Donald G. Registers in Singing: Empirical and Systematic Studies in the Theory of the Singing Voice. Groningen: Thesis University of Groningen, 2000.

Miller, Donald G. and Harm Schutte. “Belting and Pop, Nonclassical Approaches to the Female Middle Voice: Some Preliminary Considerations”. Journal of Voice, vol. 7, n.2, 1993, p. 142-150.

Miller, Richard. Securing Baritone, Bass-Baritone and Bass Voices. Nova York e Oxford: Oxford University Press, 2008.

Miller, Richard. Training Tenor Voices. Nova York: Schirmer Books, 1993.

Minucelli, Joelma, Maria Fernanda Bittencourt e Marta Assumpção de Andrada e Silva. “Canto Belting em Inglês e Português: Ajustes do Trato Vocal, Características Acústicas e Perceptivo-auditivas da Voz e Descrição Fonológica e Fonética das Vogais”. No prelo.

Mueller, Jeb e Jeffrey Stern. Musical Theater in the Classical Voice Studio. Apostila distribuída durante a Florida Music Education Association Conference. 13 de janeiro de 2012.

Phyland, Debra et al. “Perspectives on the Impact on Vocal Function of Heavy Vocal Load Among Working Professional Music Theater Performers”. Journal of Voice, vol. 27, n.3, 2013, p. 390.e31-390.e39.

Popeil, Lisa e Gina Latimerlo. Sing Anything: Mastering Vocal Styles. Nova York: Latimerlo&Popeil, 2012.

Roubeau, Bernard, Nathalie Henrich e Michèlle Castellengo. “Laryngeal Vibratory Mechanisms: The Notion of Vocal Register Revisited”. Journal of Voice, vol. 23, n. 4, 2009, p. 425-438.

Rubim, Mirna. Comunicação particular. Rio de Janeiro, 11 e 12 de maio de 2015.

Sacramento, Ana. “As Vozes do Performer”. Em https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/563/1/art1.pdf. Acessado em 18/06/2015.

Spivey, Norman. “Music Theater Singing...Let’s Talk. Part 1: On the Relationship of Speech and Singing”. Journal of Singing, vol. 64, n. 4, 2008, p. 483-489.

Spivey, Norman. “Music Theater Singing...Let’s Talk. Part 2: Examining the Debate on Belting”. Journal of Singing, vol. 64, n. 5, 2008, p. 607-614.

Sundberg, Johan, Patricia Gramming e Jeannette LoVetri. “Comparisons of Pharynx, Source, Formant, and Pressure Characteristics in Operatic and Musical Theater Singing”. Journal of Voice, vol. 7, n. 4, 1993, p. 301-310.

Sundberg, Johan, Margareta Thalén e Lisa Popeil. “Substyles of Belting: Phonatory and Resonatory Characteristics”. Journal of Voice, vol. 26, n. 1, 2010, p. 44-50.

Sundberg, Johan e Margareta Thalén. “Respiratory and Acoustical Differences Between Belt and Neutral Styles of Singing”. Journal of Voice, vol. 29, n. 4, 2015, p. 418-425.

Sundberg, Johan e Margareta Thalén. “What is Twang?”. Journal of Voice, vol. 24, n. 6, p. 654-660.

Sundberg, Johan, Filipa Lã e Brian Gill. “Professional Male Singers’ Formant Tuning Strategies for the Vowel [a]”. Logopedics Phoniatrics Vocology, 2011, p. 1-12.

Titze, Ingo. “Belting and a High Larynx Position”. Journal of Singing, vol. 63, n. 5, 2007, p. 557-558.

Titze, Ingo, Albert Worley e Brad Story. “Source-Vocal Tract Interaction in Female Operatic Singing and Theater Belting”. Journal of Singing, vol. 67, n. 5, 2011, p. 561-572.

Wells, Brad. “Belt Technique: Research, Acoustics, and Possible World Music Applications”. In Choral Journal, março de 2006, p. 65-77.

White, Andrew. “Belting as an Academic Discipline”. American Music Teacher Magazine, junho/julho 2011, p. 22-24.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Silva, L. S. (2016). A técnica belting usada no teatro musical norte-americano e a pedagogia vocal no Brasil. Dramaturgias, 1(2-3). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8748