A Experiência do projeto Ópera na UFRGS Extensão e integração
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8663Palavras-chave:
extensão universitária; experiência; ópera; UFRGS.Resumo
Este relato busca apresentar a experiência que tivemos de 2012 a 2016 com a atividade de pesquisa e extensão universitária “Ópera na UFRGS”. Em nossa abordagem, priorizamos a problemática da experiência tal como proposta por Jorge Larrosa, aplicada aos processos de integração e criação artística do projeto. O ideário consiste na monta- gem de óperas realizadas por membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e técnicos) e levadas ao público por meio das atividades de extensão, entendidas aqui como ponte entre a universidade e os diferentes segmentos da nossa sociedade. Enquanto es- critura cênica, nos propomos a pensar as criações destas óperas em uma perspectiva de dramaturgia expandida, tal como vem sendo problematizada por Peter Eckersall.
Downloads
Referências
Bourriaud, Nicolas. Estética Relacional. 2ª edição. Buenos Aires. Adriana Hidalgo editora, 2008.
Dubatti, Jorge. “Territorialidad, Historicidad. Para una reformulación del estudio de las poéticas teatrales”. Afuera. Estudios de crítica cultural. Ano IV, Nº 7, novembro de 2009. Consultado em 20 de fevereiro de 2014. Disponível em < http://www.revistaafuera.com/NumAnteriores/>
Eckersall, Peter. “What is Dramaturgy? What is a Dramaturg?”, Realtime, 70, December 2005- January 2006.
Larrosa Bondía, Jorge. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. Revista Brasileira de Educação, Nº 19, 2002.
Van Kerkhoven, Marianne. “On dramaturgy”, Theaterschrift, Vol 5-6, 1994: 9-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.