A Experiência do projeto Ópera na UFRGS Extensão e integração

Autores

  • Camila Bauer Brönstrup

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8663

Palavras-chave:

extensão universitária; experiência; ópera; UFRGS.

Resumo

Este relato busca apresentar a experiência que tivemos de 2012 a 2016 com a atividade de pesquisa e extensão universitária “Ópera na UFRGS”. Em nossa abordagem, priorizamos a problemática da experiência tal como proposta por Jorge Larrosa, aplicada aos processos de integração e criação artística do projeto. O ideário consiste na monta- gem de óperas realizadas por membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e técnicos) e levadas ao público por meio das atividades de extensão, entendidas aqui como ponte entre a universidade e os diferentes segmentos da nossa sociedade. Enquanto es- critura cênica, nos propomos a pensar as criações destas óperas em uma perspectiva de dramaturgia expandida, tal como vem sendo problematizada por Peter Eckersall. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Bauer Brönstrup

UFRGS

Referências

Bourriaud, Nicolas. Estética Relacional. 2ª edição. Buenos Aires. Adriana Hidalgo editora, 2008.

Dubatti, Jorge. “Territorialidad, Historicidad. Para una reformulación del estudio de las poéticas teatrales”. Afuera. Estudios de crítica cultural. Ano IV, Nº 7, novembro de 2009. Consultado em 20 de fevereiro de 2014. Disponível em < http://www.revistaafuera.com/NumAnteriores/>

Eckersall, Peter. “What is Dramaturgy? What is a Dramaturg?”, Realtime, 70, December 2005- January 2006.

Larrosa Bondía, Jorge. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. Revista Brasileira de Educação, Nº 19, 2002.

Van Kerkhoven, Marianne. “On dramaturgy”, Theaterschrift, Vol 5-6, 1994: 9-35.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Brönstrup, C. B. (2016). A Experiência do projeto Ópera na UFRGS Extensão e integração. Dramaturgias, 1(2-3). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8663