Relações entre música e texto teatral: O caso do Forrobodó

Autores

  • Adriana Fernandes Universidade Federal da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8662

Palavras-chave:

Forrobodó; Teatro Musical; Procedimentos composicionais.

Resumo

Este estudo pretende apresentar as características musicais que se entrelaçam com o texto teatral Forrobodó de 1912. Os autores do texto são Luiz Peixoto e Carlos Bettencourt e a compositora das músicas é Francisca (Chiquinha) Gonzaga. Inicialmente discute-se a classificação da obra como uma burleta e depois detalha-se cada um dos números musicais e sua relação com o texto dramático. Ao final detecta-se os procedi- mentos utilizados para unir música e texto e quais os efeitos intencionados com tais pro- cedimentos, demonstrando a habilidade da compositora para esta finalidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRITO, R. J. S. 1989. A Linguagem Teatral de Artur Azevedo. Dissertação de Mestrado em Artes. Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Orient. Prof. Dr. Jacó Guinsburg, São Paulo.

FERNANDES, A. 1995. O Balanço de Chiquinha Gonzaga: Do Carnaval à Opereta. Dissertação de Mestrado em Artes. Universidade Estadual de Campinas. Orient. Profa. Dra. Neyde Veneziano, Campinas.

GONZAGA, F.1912. Forrobodó: Opereta em 3 actos de Costumes Cariocas. Partitura Manuscrita.

KIEFER, B. 1977. A Modinha e o Lundu ”“ Duas Raízes na Música Popular Brasileira. Porto Alegre: Movimento.

PEIXOTO, L., BETTENCOURT, C. 1961. Forrobodó. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

THE NEW ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. 1990. Macropaedia. 15th ed. USA.

THE NEW GROVE ”“ Dictionary of Music and Musicians. 1980. London: Macmillan Publishers.

THE OXFORD COMPANION TO THE THEATRE. 1967. 3rd. ed. London: Oxford University Press.

VENEZIANO, N. 1993. Não adianta chorar! Identidade do Teatro de Revista Brasileiro. Tese de doutoramento em Artes. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Orient. Profa. Dra. Renata Pallottini, São Paulo.

VENEZIANO, N. 1991. O Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções. Campinas: Pontes.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Fernandes, A. (2016). Relações entre música e texto teatral: O caso do Forrobodó. Dramaturgias, 1(2-3). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8662