Desconstrução dos princípios da dramaturgia wagneriana: a concepção de Théodore de Wyzewa sobre a "pintura wagneriana"
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias24.52122Palavras-chave:
Richard Wagner, Théodore de Wyzewa, DesconstruçãoResumo
O artigo analisa o algoritmo semântico, que constitui a base do conceito de Théodore de Wyzewa de “pintura wagneriana”. O crítico francês via os dramas musicais de Wagner não tanto como um exemplo da síntese das artes, mas como um exemplo dos princípios semióticos, relevantes para qualquer arte. Cada fase do algoritmo corresponde a um determinado estado da consciência criativa do artista e é tanto um estágio de criação quanto de percepção do significado ar- tístico. Como fonte de uma obra de arte, Wyzewa considerava o fenômeno do
sentimento, que interpretava duplamente, como a experiência subjetiva do ar- tista e a expressão do espírito da época. Se os meios expressivos são os signifi- cantes, então o sentimento se torna o significado e, assim, um sistema semiótico é organizado. No primeiro estágio de sua organização, o fenômeno da Sensação entra em vigor, o que pressupõe a percepção “pura” dos meios expressivos em si (sons, cores). O segundo estágio, a Noção, pressupõe sua dotação de signifi- cado particular (a significação, uma tonalidade ou uma cor estão ligadas a sen- timentos específicos). O estágio de Emoção sintetiza a impressão inicial e sua consideração intelectual. O conceito de Wyzewa é, por um lado, uma manifesta- ção vívida do simbolismo francês; por outro lado, ele antecipa parcialmente o princípio da desconstrução, porque se origina na ideia da dependência do sig- nificado artístico da pessoa específica que o percebe.
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