Entre o simbolismo e o som: Um exame analítico musical do conceito do Graal de Richard Wagner no prelúdio de Lohengrin e seu significado para o enredo da ópera

Autores

  • Tom Hackbarth

Palavras-chave:

Richard Wagner, Lohengrin, Lenda do Graal

Resumo

O prelúdio esférico do Lohengrin, de Richard Wagner transmite uma manifes- tação musical do Graal divino e sua aura. A importância do Graal na ópera é crucial, apesar de suas poucas menções no libreto, pois ele serve como ponto de partida para a resolução do conflito de origens. Este estudo adota uma perspectiva analítica da música para esclarecer o conceito do Graal na obra de Wagner. Ele começa com uma visão geral do Graal e suas várias origens, le- vando em conta as fontes usadas por Wagner. A gênese e o enredo geral de Lohengrin são negligenciados devido à sua contribuição limitada para o tópi- co da pesquisa. Na seção principal, o prelúdio é primeiramente descrito com base em uma impressão auditiva, e contextualizado com uma interpretação baseada em personagens de Hector Berlioz. Em seguida, é feito um exame da estrutura do prelúdio e uma análise detalhada do tema do Graal e sua inter- pretação. Além disso, discute-se se Wagner retrata o Graal como um objeto concreto ou como uma ideia abstrata. São mostradas as ligações com a nar- rativa do Graal no terceiro ato e no restante da ópera. O estudo termina com uma conclusão que enfatiza os principais resultados e aponta possíveis abor- dagens para pesquisas futuras em musicologia moderna. É feita uma avalia- ção do uso do Graal por Wagner em Lohengrin, com referência a histórias mais antigas que podem ter influenciado a ideia de Wagner sobre o Graal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

a) Notenausgaben und Primärliteratur

RICHARD WAGNER: Lohengrin. Klavierauszug, Arrangeur: Theodor Uhlig. Breitkopf und Härtel. Leipzig o. J. [1852].

RICHARD WAGNER: Lohengrin. Partitur. Breitkopf und Härtel. Leipzig o. J. [1887]. Plate 15451. Nachdruck: Edwin F. Kalmus. New York o. J. [1933-70].

RICHARD WAGNER: Lohengrin. Romantische Oper in drei Akten. In Bildern von Rosa Loy und Neo Rauch. München 2020.

RICHARD WAGNER: Lohengrin. Textbuch mit Varianten der Partitur. Herausgegeben von Egon Voss. Stuttgart 2001.

RICHARD WAGNER: Sämtliche Schriften und Dichtungen. Volks-Ausgabe. 5. Bd. Leipzig 1911.

WOLFRAM VON ESCHENBACH: Parzival. 2 Bd. Nach der Ausgabe Karl Lachmanns. Revidiert und kommentiert von Eberhard Nellmann. Übertragen von Dieter Kühn. Frankfurt a. M. 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Hackbarth, T. (2023). Entre o simbolismo e o som: Um exame analítico musical do conceito do Graal de Richard Wagner no prelúdio de Lohengrin e seu significado para o enredo da ópera. Dramaturgias, (24), 13–45. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/52120

Edição

Seção

Dossiê