A música vocal secular em Salvador nos séculos XVIII e XIX: circulação, mudanças e permanências

Autores/as

  • Pablo Sotuyo Blanco

Palabras clave:

Música vocal, Salvador-Bahia, Século XIX

Resumen

Este artigo examina as transformações na cena lírica da Bahia durante o século XIX. Uma perceptível virada do modelo cênico italiano para outros de origem estrangeira (francesa, espanhola ou alemã) pode ser observada nas obras de Barbosa de Araújo (1778-1856), Souza Negrão (17??-1817) e Mussurunga (1807- 1856), dentre outros. As produções operísticas dividiram os palcos locais com concertos beneficentes e outras formas de teatro falado e musical, enquanto modelos e práticas portuguesas do século XVIII - incluindo cantatas, árias e recitativos - permaneceram em uso na Bahia, com pequenas adaptações verná- culas, ao longo século XIX, evidenciando diferentes níveis de permanências, adaptações e/ou recepções.

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Publicado

2023-04-29

Cómo citar

Sotuyo Blanco, P. (2023). A música vocal secular em Salvador nos séculos XVIII e XIX: circulação, mudanças e permanências. Dramaturgias, (22), 615–650. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/48374