O ritmo de Pseudartabas, portador de polissemia e do cômico (Aristófanes, Acarnenses, 91-125)

Autores

  • Marie-Hélène Delavaud-Roux Université de Bretagne Occidentale

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias20.45179

Palavras-chave:

Aristófanes, Acarnenses, Pseudartabas, Persas, Dança grega antiga, Imagem, Iônico

Resumo

A personagem de Pseudartabas, o olho do Grande Rei da Pérsia, é profundamente cômico desde sua primeira aparição :seu figurino, seus gestos e seu andar parodiam uma civilização de outro lugar, do Oriente em geral, mas a Grécia continua presente. Assim que Pseudartabas abre a boca (apenas por dois versos!), a comédia é reforçada pelo acúmulo de longas sílabas que ele enumera, oferecendo uma linguagem incompreensível, a representação mental grega de uma linguagem bárbara. Mas esta língua, como mostrou A. de Crémoux, formou-se com certas sonoridades gregas, a menos que seja persa, como pensa A. Willi. O ritmo dessa personagem, seja no andar, gestos ou fala, combina-se com sua aparência física e seu figurino para construir uma síntese original, semelhante à mestiçagem, que sem dúvida se desenvolveu em certas cidades gregas costeiras da Ásia Menor , nas quais gregos e orientais foram reunidos e a arte de viver parecia diferente. Mas essa síntese é apresentada em um aspecto caricatural para provocar o riso.

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Publicado

2022-09-24

Como Citar

Delavaud-Roux, M.-H. (2022). O ritmo de Pseudartabas, portador de polissemia e do cômico (Aristófanes, Acarnenses, 91-125). Dramaturgias, (20), 709–728. https://doi.org/10.26512/dramaturgias20.45179