A Poética Interartística de Marguerite Duras: sons e visualidades, propondo reflexões políticas
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45012Palavras-chave:
Marguerite Duras, Judith Butler, Interartístico, GêneroResumo
Este artigo propõe uma análise da composição interartística do filme India
Song (1975), dirigido por Marguerite Duras. Será explorada a visualidade da obra e sua analogia com as artes visuais, assim como os sons do filme, os quais são fundamentais para o entendimento da narrativa. A obra é analisada a partir
dessa intersecção entre linguagens artísticas que participam da crítica política
às questões sociais e de gênero, que Duras realiza. A pesquisa tem como fundamento a teoria de gênero performativo de Judith Butler e destaca sua relação com a paródia na representação dos personagens. A proposta metodológica é pautada pelas orientações de análise fílmica dos teóricos Jacques Aumont e Michel Marie, a partir de estudos da imagem.
Downloads
Referências
L’article propose une l’analyse de la composition interartistique dans le film
India Song (1975), réalisé par Marguerite Duras. La visualité de l’oeuvre et son
analogie avec les arts visuels seront explorées, ainsi que les sons du film,
fondamentaux pour comprendre le récit. Le travail est analysé à partir de cette
intersection entre les langages artistiques qui participent à la critique politique, aux questions sociales et de genre, que Duras interprète, La recherche s’appuie sur la théorie du genre performatif de Judith Butler et met en évidence son rapport à la parodie dans la représentation des personnages. La proposition méthodologique utilize les lignes directrices de l’analyse cinématographique des théoriciens Jacques Aumont et Michel Marie, a partir d’ études d’images.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.