Yemònjá: signos estéticos em processos sonoros e coreográficos na montagem em dança

Autores

  • Maicom Souza e Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45009

Palavras-chave:

Dança, Metafísica, Cantar-dançar-batucar

Resumo

Neste texto, trazemos informações e dialogamos sobre possíveis processos composicionais de movimentos corporais e musicais em um espetáculo de dança. Tratamos da montagem do espetáculo de dança negro-brasileira infantojuvenil O Mar que banha a ilha de Goré. Trabalho capixaba organizado pelo Coletivo Emaranhado, da cidade de Vitória (ES), no ano de 2021, em parceria com a multiartista Kiusam de Oliveira. O nosso propósito é compartilhar possíveis caminhos de como estruturar uma dança negro-brasileira, para que assim possamos registrar, externalizar e contribuir com epistemologias que versam sobre a arte negro-brasileira e processos de montagem e encenação que não coloque a cultura afrodiaspórica em espaços de fetichismo e exotismo. Abrimos caminhos e criamos repertórios-outros para dialogarmos sobre a arte da dança, pesquisas musicais e possíveis escolhas coreográficas que estejam com as suas motrizes em diálogo com as metafísicas afrodiaspóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicom Souza e Silva, Universidade de Brasília

Mestrando em Metafísica

Referências

BARBARA, Rosamaria Susanna. A dança das aiabás: dança, corpo e cotidiano

das mulheres de candomblé. 2002. (Tese de doutorado em sociologia) –

Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

BARDET, Marie. A filosofia da dança: um encontro entre dança e filosofia. Martins

Fonte, São Paulo, 2014.

BERNARD, M. De la création choréographique. Paris, CND, 2001.

BRAGA, Paola Secchin. Dramaturgia no corpo. Poiésis, Niterói, v. 19, n. 32, p. 121

– 134, jul./dez. 2018.

CARDOSO, Ângelo Nonato Natale. A linguagem dos tambores. 2014. (Tese de

doutorado em música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento

do ser. 2005. (Tese de doutorado em educação) – Universidade de São

Paulo/Feusp, São Paulo, 2005.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de

Janeiro: Garamond, 2011.

LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo: Selo Negro

Edições, 2004.

MEIHY, J.C.S.B. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 2002.

OLIVEIRA, Kiusam de. O mar que banha a Ilha de Goré. São Paulo: Editora

Peirópolis, 2015.

PRESTON-DUNLOP, Valerie. Looking at Dances: A choreological perspective on

choreography. London: Verbe Publishing, 1998.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural

de dança-arte- educação. 2. Ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

SANTOS, Luis Carlos. Justiça como ancestralidade: em torno de uma filosofia

da educação no Brasil. 2014. (Dissertação de mestrado em educação) –

Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

SCHECHNER, Richard. Performance e antropologia de Richard Schechner. Seleção

de ensaios organizada por Zeca Ligièro. Tradução: Augusto Rodrigues da Silva

Junior. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

MAIGA, Laith (nome fictício). Depoimento [set. 2021]. Entrevistador: Maicom

Souza e Silva. Vitória (ES), 2021.

ROVENA, Diedra Machado Lino. Depoimento [out. 2021]. Entrevistador: Maicom

Souza e Silva. Vitória (ES), 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

Silva, M. S. e. (2022). Yemònjá: signos estéticos em processos sonoros e coreográficos na montagem em dança. Dramaturgias, (19), 132–151. https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45009