Diálogo entre Fídias e William Kentridge na paisagem cultural intertemporal da Acrópole de Atenas: interatividade e performance do público na arte antiga e contemporânea

Autores

  • Celina F. Lage PPGArtes, Escola Guignard, UEMG

Palavras-chave:

Partenon, Arte grega, Arquitetura grega, Cinema, Arte contemporânea

Resumo

O artigo traz uma reflexão sobre os diálogos que são estabelecidos na paisagem cultural da Acrópole entre o friso do Partenon esculpido por Fídias no séc. V a.C. e a obra de cinema expandido More Sweetly Play the Dance de Willian Kentridge, exibida em 2017 em Atenas. Mostramos como a performance do visitante caminhando em torno do Partenon e no calçadão em torno da Acrópole, onde foi exibida a obra de Kentridge, faz com que a sua interatividade promova entrecruzamentos temporais e espaciais, antre Antiguidade, período medieval, e contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EISENSTEIN, Sergei. Towards a theory of montage (Sergei Eisenstein Selected

Works, volume II). Translated by Michael Glenny. Edited by Michael Glenny and

Richard Taylor. London/New York: I. B. Tauris, 1991.

EISENSTEIN, Serguei; BOIS, Yve-Alain; GLENNY, Michael. “Montage and Architecture”.

In: Assemblage 10 (Dez., 1989): 110-131.

LAGE, Celina F.; EV, Guilherme. “As transformações da Acropóle de Atenas, a monumentalidade

emblemática do Partenon e das suas esculturas”. In: Nearco

XII (2019): 49-68. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/

view/49484

MICHALOPOULOU, Katerina; TOULOUMIS, Antonis. “Structural correlations between

architecture, music, and cinema: Rhythmical description of the Parthenon

frieze”. Proceedings of the 10th International Space Syntax Symposium (2015):

:1-16.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

Lage, C. F. (2022). Diálogo entre Fídias e William Kentridge na paisagem cultural intertemporal da Acrópole de Atenas: interatividade e performance do público na arte antiga e contemporânea. Dramaturgias, (19), 104–115. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/44694