As máscaras do espetáculo OCO e contribuições na dramaturgia visual

Autores

  • Ismael Scheffler Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias16.37492

Palavras-chave:

Máscara neutra

Resumo

O presente artigo trata sobre as máscaras utilizadas no espetáculo OCO, desenvolvido e apresentado pelo TUT – Teatro da UTFPR, em Curitiba, PR, em 2019. São apresentados alguns aspectos gerais sobre o processo de criação do espetáculo que se destacou pelo desenvolvimento da dramaturgia visual, abdi- cando do uso da fala e explorando elementos de teatro, dança-teatro, dança, circo, formas animadas, música, artes visuais, arquitetura e design, se aproximando do teatro do movimento e do teatro visual. Dada a influência direta da máscara neutra, são revistos alguns aspectos pedagógicos e demonstradas a origem e disseminação prática e acadêmica do princípio de neutralização do rosto na formação atoral, na França e no Brasil, considerando-se as origens em Jacques Copeau e Jacques Lecoq. São apresentados aspectos do processo de elaboração das máscaras de OCO, pontuando questões relativas a materiais e influências sobre o trabalho das atrizes, em âmbito corporal e psicológico. Ainda são feitas considerações práticas e poéticas sobre como as máscaras de OCO constituíram e contribuíram no desenvolvimento da dramaturgia visual, fazendo-se pontuais menções a experiências relatadas por espectadores.

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Publicado

2021-04-13

Como Citar

Scheffler, I. (2021). As máscaras do espetáculo OCO e contribuições na dramaturgia visual. Dramaturgias, (16), 110–127. https://doi.org/10.26512/dramaturgias16.37492