As Mulheres de Atenas: Aristófanes sob a Ótica do Teatro do Oprimido

Autores

  • Adriane da Silva Duarte Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi13.31054

Palavras-chave:

As Mulheres de Atenas. Augusto Boal. Teatro do Oprimido. Aristófanes. Recepção dos Clássicos.

Resumo

O artigo examina a recepção das comédias Lisístrata e Assembleia de Mulheres, de Aristófanes, em As Mulheres de Atenas, de Augusto Boal. Escrita durante o exílio na Argentina (1971-1976), inicialmente intitulada Lisa, a mulher libertado- ra, é contemporá‚nea da publicação do livro de maior projeção do dramaturgo brasileiro, Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas (1975, edição brasileira, 1974, edição argentina), constituindo, de certa forma, uma resposta prática às questões teóricas ali propostas. A peça documenta a recepção da comédia aristofá‚nica no Brasil.

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Publicado

2020-04-21

Como Citar

da Silva Duarte, A. (2020). As Mulheres de Atenas: Aristófanes sob a Ótica do Teatro do Oprimido. Dramaturgias, (13), 45–58. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi13.31054