O jovem cinema e o crepúsculo da ópera: sobre a herança wagneriana na música de Luís de Freitas Branco para o filme Frei Luís de Sousa (1950)
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Resumo
Este artigo propõe uma análise do uso da técnica do leitmotiv na música composta por Luís de Freitas Branco (1890-1955) para o filme Frei Luís de Sousa (António Lopes Ribeiro, 1950). Numa primeira parte, problematizamos a influência dos modelos britá‚nicos da época e em particular das adaptações shakespearianas de Laurence Olivier. Depois, tentamos compreender de que forma Freitas Branco procurou transferir para o contexto fílmico uma determinada relação entre música e narrativa herdada do “drama musical” wagneriano, assim como o seu impacto na leitura política e estética que o filme faz da obra de Almeida Garrett. Enfim, partimos dos percursos cruzados de Freitas Branco e William Walton para interrogar de forma mais geral a relação entre ópera e cinema no período do pós-Segunda Guerra Mundial.
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