n. 179 (15): Dor On Line
DOI:
https://doi.org/10.26512/dol.v0i179.16483Palavras-chave:
Revista completaResumo
Edição de Junho de 2015 - Ano 15 - Número 179
Caros leitores, nesta edição de Junho trazemos um editorial tratando da dor neuropática no câncer. Além disso, temos em nossa sessão de Divulgação Científica alertas sobre uso do Botox na enxaqueca; um caso curioso de analgesia congênita aqui no Brasil; a influência de alterações no sono na percepção da dor; um interessante estudo sobre os efeitos nocebo e placebo na produção de prostaglandinas e efeito analgésico; e uma interessante descrição sobre a Síndrome do Túnel do Carpo. Na seção de Ciência e Tecnologia, apresentamos alertas sobre a função de Neurônios descendentes dopaminérgicos na manutenção da dor; transplante de neurônios gabaérgicos embrionários para tratamento da dor neuropática; diferentes contribuições de fibras A e C para a hiperalgesia inflamatória; uma nova combinação de fármacos para a polineuropatia; e evidências de uma protease como mediadora da nocicepção oncológica. Boa leitura!
EDITORIAL DO MÊS
Etiologia, características, mecanismos e controle da dor neuropática associada ao câncer: uma breve abordagem.
Divulgação Científica
1. E quando a dor não é sentida? A mulher que não sente dor e que pegou no sono enquanto dava à luz.
2. Botox na enxaqueca. Diminuição de marcador inflamatório após o tratamento com toxina botulínica em pacientes com enxaqueca crônica.
3. Noites mal dormidas: Isto influi na sua sensibilidade a dor? Até onde dormir mal traz influências no limiar de dor.
4. Nocebo e placebo são capazes de modular a síntese de COX e prostaglandinas. Um mecanismo de redução da dor por placebos e nocebos.
5. Síndrome do Túnel do Carpo, Osteoartrite. O que é?
Ciência e Tecnologia
6. Neurônios descendentes dopaminérgicos na manutenção da dor. Mecanismos da dopamina podem oferecer novos tratamentos pra a dor crônica.
7. Transplante de neurônios gabaérgicos embrionários como possível tratamento da neuropatia. Será possível?
8. Diferentes contribuições de fibras A e C na hiperalgesia inflamatória primária e secundária. Quando fibras C facilitam a ativação de fibras A.
9. Combinação Imipramina e Pregabalina para polineuropatia dolorosa. Um estudo clínico.
10. Um novo mediador ancorado a membrana na dor oncológica. O TMPRSS2 é uma protease relacionada à dor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.