n. 181 (16): Dor On Line

Autores

  • Paulo Barboni Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dol.v0i181.16481

Palavras-chave:

Revista completa

Resumo

Edição de Agosto de 2015 - Ano 16 - Número 181

Nossa edição de agosto sempre é uma edição auspiciosa. O Dor On Line faz aniversário: 16 anos de existência! Neste ano, como todo processo de amadurecimento, mudanças ocorreram. Esta iniciativa de divulgação e promoção do estudo da dor passou por um processo de consolidação de esforços. Hoje o Boletim Dor On Line é uma publicação seriada, veiculada em mais de um formato digital, disponível em nosso portal, no portal de periódicos da Universidade de Brasília e indexado no Diretório Latindex, um sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. Lá, fazemos parte do Catálogo Latindex, onde títulos são selecionados segundo critérios internacionais de qualidade editorial, testados e adotados pelo Sistema Latindex. E nesta edição comemorativa, trazemos um editorial em homenagem a J.J. Bonica, Presidente Fundador da IASP. Além disso, em nossa sessão de Divulgação Científica trazemos alertas tratando de infiltração anestésica e operações de colocação de próteses; lombalgias por infecção; canabinoides para dores neuropáticas; a inauguração de uma Unidade de Pesquisa Clínica de neuropatias; e a relação da analgesia por opioides e a depressão e a ansiedade. Na seção de Ciência e Tecnologia, trazemos alertas sobre endometriose e receptores EP; mecanismos neurais da dor crônica; relações neuro-imunes da asma e neurônios sensoriais; relações metabólicas de neurônios, astrócitos e endocanabinoides; e também o papel do retículo endoplasmático no desenvolvimento da dor neuropática. Boa Leitura!

 

Editorial

Afinal quem é John J. Bonica?

Miriam das Dores Mendes Fonseca

 

Divulgação Científica

1. Infiltração de anestésico local durante cirurgias para inserção de prótese do quadril diminui a cronificação da dor. Procedimento anestésico simples com grande impacto.

José de Alsimir Gomes Júnior

2. Dor forte e persistente nas costas? Atenção! Pode ser uma infecção! Um alerta sobre a osteomielite vertebral

Andreza Urba de Quadros

3. Eficácia da Cannabis inalada na neuropatia diabética dolorosa. Pesquisadores avaliam o uso de THC spray para aliviar a dor em pacientes com neuropatia periférica diabética

Andressa Daiane de Carvalho Zaparolli

4. Universidade Federal Fluminense inaugura Unidade de Pesquisa Clínica em Neurologia e Neurociências. O objetivo é uma referência em pesquisa neurológica e diagnóstico de neuropatias.

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento

5. Ansiedade e depressão podem estar associadas a uma menor analgesia ou uso incorreto de opioides em pacientes com dor crônica. Estes analgésicos podem ter pouca eficácia em alguns indivíduos.

Cássia Regina da Silva

Ciência e Tecnologia

6. Endometriose e receptores EP2 e EP4. Bases moleculares e pré-clínicas para uma terapia não hormonal.

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento

7. Cientistas descobrem mecanismo neural responsável pela dor crônica. Novo mecanismo pode levar a novas abordagens no tratamento da dor.

Rafael Vercelino

8. Nociceptores e asma: novos avanços na interação neuro-imune. O tratamento da asma através do bloqueio seletivo de neurônios sensoriais no pulmão.

Larissa Garcia Pinto

9. Relação metabólica entre neurônios e astrócitos regula a ação endocanabinoide do 2-AG. "... se eu lhe dei vinte mil réis prá pagar três e trezentos, você tem que me voltar dezesseis e setecentos..." (Luiz Gonzaga).

Rangel Leal Silva

10. O retículo estressado e a dor neuropática. Evidências implicam o retículo endoplasmático na gênese da dor neuropática.

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Barboni, Universidade de Brasília

Professor Doutor


Faculdade de Ceilândia QNN14 Área Especial, Ceilândia, DF CEP 72220-140 Telefone: 55 61 3376 7487 /FAX: 3376 6042 cel: 61 9957 0045

Editor Científico

Faculdade de Ceilândia, Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia

Centro Metropolitano, conjunto A, lote 01

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Barboni, P. (2015). n. 181 (16): Dor On Line. Dor on Line, (181). https://doi.org/10.26512/dol.v0i181.16481

Edição

Seção

Revista Completa