n. 183 (16): Dor On Line

Autores

  • Paulo Barboni Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dol.v0i183.16480

Palavras-chave:

Revista completa

Resumo

Edição de Outubro de 2015 - Ano 16 - Número 183

Prezados leitores, em nossa edição 183 temos contribuição “internacional”, vinda da Universidade de Nottingham, Inglaterra: o Prof. Gareth Hathway nos traz texto sobre a dor em crianças. Além do texto original em inglês, oferecemos uma adaptação em língua portuguesa elaborada por Renata Cristina Mendes Ferreira, doutoranda da UFMG e, também, por Andreza Urba de Quadros, doutoranda e membro do corpo editorial do DOL que está desenvolvendo suas atividades junto ao laboratório do Prof. Gareth. Além disso, trazemos também em nossa seção de Divulgação Científica alertas tratando da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor, do uso da aspirina e cafeína e enxaquecas, o colesterol alto e a enxaqueca, a influência do exercício na artrite reumatoide e a relação entre a sobrevida do câncer gastrointestinal e o uso da aspirina. Temos também em nossa seção de Ciência e Tecnologia alertas tratando de circuitos espinhais da alodinia mecânica, sobre como o exercício pode prevenir a dor neuropática, como a lidocaína causa analgesia, a origem do bem estar do exercício físico e a influencias de canais HCN na dor neuropática. Boa Leitura!

 

1. 3° Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor. SOBRAMID ”“ uma esperança na direção de um tratamento adequado.

Cássia Regina da Silva

2. Uso combinado entre aspirina e cafeína e o aumento da frequência da dor de cabeça. Estudo longitudinal desmistifica problema.

Guilherme Henrique Alves

3. Níveis altos de colesterol e intensidade de enxaqueca. Relação entre medicamento para enxaqueca e níveis lipídicos no sangue.

Ieda Regina dos Santos

4. Exercícios de alta intensidade podem melhorar aspectos cardiovasculares na artrite reumatoide. Relação entre exercícios físicos e artrite.

Rafael Poloni

5. Aspirina apresenta efeito benéfico em pacientes com câncer gastrointestinal. Estudo realizado em 14.000 pacientes com câncer aponta que a aspirina prolonga o tempo de vida dessas pessoas.

Flávia Santa Cecília

Ciência e Tecnologia

6. Desvendando os circuitos espinhais da dor e da alodinia mecânica. Como circuitos espinhais medeiam a sensação tátil inócua, e como essa informação se transforma em sensação dolorosa?

Cássia Regina da Silva

7. Exercício intenso em esteira após lesão neuronal pode prevenir a dor neuropática. Influência nos brotamentos laterais e homeostase de cotransportadores de cloreto.

Guilherme Guimarães

8. O metabólito de lidocaína, N-etilglicina, tem efeitos antinociceptivo em modelo experimental inflamatório e dor neuropática. Uso de lidocaína sistêmica possui efeito antinociceptivo?

Amanda de Araujo Fonseca

9. Sistema endocanabinoide e exercícios. Prazer e efeito ansiolítico de exercícios intensos são associados a receptores CB.

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento

10. Bloqueio de canais iônicos específicos no cérebro reduz a dor neuropática. Um novo estudo aponta novas perceptivas para pacientes com dor crônica.

Flávia Santa Cecília

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Barboni, Universidade de Brasília

Professor Doutor


Faculdade de Ceilândia QNN14 Área Especial, Ceilândia, DF CEP 72220-140 Telefone: 55 61 3376 7487 /FAX: 3376 6042 cel: 61 9957 0045

Editor Científico

Faculdade de Ceilândia, Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia

Centro Metropolitano, conjunto A, lote 01

Downloads

Publicado

2015-10-31

Como Citar

Barboni, P. (2015). n. 183 (16): Dor On Line. Dor on Line, (183). https://doi.org/10.26512/dol.v0i183.16480

Edição

Seção

Revista Completa