n. 189 (16): Dor On Line
DOI:
https://doi.org/10.26512/dol.v0i189.16474Palavras-chave:
Revista completaResumo
Edição de Abril de 2016 - Ano 16 - Número 189
Leitores do Boletim Dor On line, nesta edição temos um editorial sobre a ameaça da epidemia do vírus Zika e suas complicações. Em nossa seção de Divulgação Científica trazemos alertas sobre a Fascite Plantar, a prescrição de opioides em Nova York, os cuidados primários em portadores de HIV e a dor crônica, implantes wireless contra a dor e novos alertas contra AINEs. Em nossa seção de Ciência e Tecnologia trazemos alertas sobre o envolvimento do canal TRPA1 na neuropatia do trigêmeo, a análise do transcriptoma após lesão nervosa, a contribuição de auto anticorpos na artrite reumatoide para a manutenção da dor, o aumento da expressão de quimiocinas na medula espinal na neuropatia e a síntese de opioides por leveduras. Boa Leitura!
EDITORIAL DO MÊS
Manifestações neurológicas com histórico de infecção viral e a epidemia de Zika no Brasil
Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento
Divulgação Científica
1. Atenção corredores: dores na sola dos pés, alerta ligado para Fascite Plantar. A um passo de uma dor crônica.
Jozi Godoy Figueiredo
2. Lei proíbe prescrições manuscritas para combater o abuso e dependência de opioides. Novo formato de prescrições para a cidade de Nova York.
Amanda de Araújo Fonseca
3. Dor crônica nos cuidados primários de HIV. Características clínicas e associação com utilização dos serviços de saúde.
Isabel Rosa de Araújo
4. Dispositivos sem fio implantados em animais podem ser ativados e bloquear os sinais de dor. Optogenética wireless!
Simone Aparecida Antoniazi Pereira
5. Anti-inflamatórios não esteroidais podem estar relacionados com ataque cardíaco e risco de derrame. O FDA tem alertado continuamente sobre eventos adversos cardiovasculares.
Rafael Poloni
Ciência e Tecnologia
6. A neuropatia do trigêmeo é mediada pela ativação de receptores TRPA1. A infiltração de monócitos/macrófagos e o estresse oxidativo
Cássia Regina da Silva
7. Análise de transcritoma de alta resolução revela expressão de genes característicos da dor neuropática na microglia espinal após lesão nervosa. Possível influência dos genes Gria1 e miR- 29c.
Leonardo Gomes Oliveira da Silva
8. Presença de auto anticorpos durante artrite reumatoide contribui para manutenção da dor. Dor articular persistente ocorre por mecanismo dependente de quimiocinas.
Larissa Garcia Pinto
9. Neuropatia induz aumento da expressão de CXCL13 e CXCR5 na medula espinhal. Interação entre neurônios e astrócitos na medula espinhal contribui para dor neuropática.
Larissa Garcia Pinto
10. Biossíntese completa de opioides em levedura. Leveduras como forma alternativa para produção de opioides.
Adriele Alves Santos
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.