n. 198 (17): Dor On Line

Autores

  • Paulo Barboni Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dol.v0i198.16444

Palavras-chave:

Revista completa

Resumo

Edição de Janeiro de 2017 - Ano 17 - Número 198

 

Bem vindos a 2017. Com ele, nossa edição de janeiro. Temos em nosso editorial um produto da Disciplina “Mecanismos do processo saúde-doença”, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da FCE/UnB. Nela, a Profa. Dra. Mani Indiana Funez traz uma importante abordagem sobre tecnologias da saúde e a dor. Este é um editorial importante, pois inicia a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da FCE/UnB, na forma da participação do DOL em disciplinas. Além disso, esta edição trás alguns resumos apresentados no 16th World Congress on Pain que ocorreu de 27 a 30 de setembro em Yokohama, Japão. Boa Leitura!

 

Editorial

Como as tecnologias em saúde no controle da dor relacionam-se? Qual o ganho para pessoas que sofrem de dor?

Oficina: “Desenvolvimento de tecnologias duras e leve-duras como suporte para a aplicação das tecnologias leves

 Mani Indiana Funez, Albênica Paulino Dos Santos Bontempo, Amanda De Araujo Fonseca, Amanda Souza Menezes, Antônio Leonardo De Freitas Garcia, Brigida De Paula Andrade Brito, Caroline De Oliveira Alves, Gabriela De Sousa Martins, Gisela De Martins Souza Pina, Hayssa Moraes Pintel Ramos, Paulo Henrique Fernandes Dos Santos, Priscilla Cartaxo Pierri Bouchardet, Renata Pascoal Illanes Tormena, Tila Viana Fernandes Marques.

Editorial elaborado como atividade durante a disciplina "394912 - Mecanismos do processo saúde-doença", do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da FCE/UnB, ministrada pela docente Mani Indiana Funez, coordenadora do Projeto Dor On Line, projeto de extensão em Comunicação.

 

Divulgação Científica

1. Análise eletrofisiológica das ações anestésicas locais na transmissão sináptica nociceptiva na medula espinal do rato adulto. Comparação da ação anestésica local da levobupivacaína e bupivacaína.

Ana Carolina Alves M. de Moura

2. Evidências de neuroimagem da sensibilização central em pacientes com osteoartrite no joelho. Osteoartrite e evidências da sensibilização central.

Ana Carolina Alves M. de Moura

3. Investigando as características neurais da sensibilização central na neuropatia diabética dolorosa. Estudo de coorte para elucidar a neuropatia periférica diabética.

Ana Carolina Alves M. de Moura

4. O tratamento retardado da dor impacta nas redes centrais em mulheres com dor pélvica crônica. O atraso no tratamento de dor pélvica aumenta o sofrimento e pode ser o responsável por mudanças na conectividade neural.

Adriele Alves Santos

5. Sensibilidade ao toque e comunicação de queratinócitos com neurônios sensoriais. Importância dos queratinócitos para detecção de estímulos mecânicos.

Adriele Alves Santos

6. Associação de suplementação de vitamina D e dor crônica não específica musculoesquelética. Suplementação de vitamina D não é eficaz para tratar dor músculo-esquelética inespecífica crônica.

Adriele Alves Santos

7. A proposta de inserção da dor pós-traumática crônica e pós-operatória crônica no CID-11. Uma proposta apoiada pela IASP.

Letícia M. Rodrigues

8. Injeção intratecal de astrócitos sensibilizados por LPA causa neuroinflamação e dor neuropática. Mais sobre interações do sistema nervoso levando à cronificação.

Letícia M. Rodrigues

9. Inflamação aguda não contribui para o desenvolvimento da síndrome de dor regional complexa. Uma maior atividade imunológica pró-inflamatória aguda após uma fratura não aumenta o risco de desenvolvimento de CRPS.

Letícia M. Rodrigues

10. Respostas de quente e frio à nicotina, cinamaldeído e mentol. Uma comparação entre fumantes e não fumantes.

Thatiane Sandielen Lima Soares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Barboni, Universidade de Brasília

Professor Doutor


Faculdade de Ceilândia QNN14 Área Especial, Ceilândia, DF CEP 72220-140 Telefone: 55 61 3376 7487 /FAX: 3376 6042 cel: 61 9957 0045

Editor Científico

Faculdade de Ceilândia, Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia

Centro Metropolitano, conjunto A, lote 01

Downloads

Como Citar

Barboni, P. (2017). n. 198 (17): Dor On Line. Dor on Line, (198). https://doi.org/10.26512/dol.v0i198.16444

Edição

Seção

Revista Completa