n. 202 (17): Dor On Line

Autores

  • Paulo Barboni Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dol.v0i202.16436

Palavras-chave:

Revista completa

Resumo

Edição de Maio de 2017 - Ano 17 - Número 202

Caros leitores do Boletim Dor On Line, apresentamos a vocês a edição de maio de 2017 e com ela um editorial sobre os avanços no entendimento e terapêutica da osteoartrite. Na nossa seção de Divulgação Científica alertas tratando da eficácia da pregabalina na dor ciática; a diferença de gênero no tratamento pediátrico psicossocial da dor; a relação do álcool e a dor; e um entendimento maior sobre os efeitos adversos dos opioides. Na seção de Ciência e Tecnologia trazemos alertas tratando da sinalização GABAérgica no DRG; uma nova classe de fármaco em um modelo experimental de enxaqueca; um novo biofármaco anti-inflamatório que atua no SNC; a sinalização glutamatérgica dentro do neurônio; e a dor crônica e o mecanismo molecular epigenético da neuropatia induzida por quimioterápicos! Boa Leitura!

 

Editorial do mês

Osteoartrite: quanto avançamos?

Andreza Urba de Quadros

 

Divulgação Cientifica

  1. Tratamento com pregabalina não reduz dor ciática em pacientes. Ensaio clínico aleatório, duplo-cego e controlado com placebo traz novas evidências.

Larissa Garcia Pinto

  1. Meninos e meninas respondem de forma diferente ao tratamento para dor. A questão de gênero no gerenciamento psicossocial da dor.

Vanessa Carvalho Moreira

  1. Efeito analgésico do álcool. Estudo mostra que o consumo de álcool produz uma diminuição na dor e esse efeito analgésico pode contribuir para sua dependência em indivíduos com dor persistente.

Andressa Daiane de Carvalho Zaparolli

  1. Opioides: mantendo o bom, eliminando o ruim. Comentário publicado na Nature Medicine a respeito das últimas descobertas em relação aos medicamentos opioides.

Larissa Garcia Pinto

Ciência e Tecnologia

  1. Sinalização local GABAaérgica dentro dos gânglios sensoriais controla a transmissão nociceptiva. Esta comunicação inibitória é totalmente funcional e atua na integração de sinais nociceptivos.

Larissa Garcia Pinto

Miriam das Dores Fonseca

  1. Efeito do análogo do ácido quinurênico (KYNA-A1) na hiperalgesia induzida por nitroglicerina: Alvos. Análogo do ácido quinurênico como possível tratamento da enxaqueca.

Erika Ivanna Araya Pallarés

  1. Receptor de anti-transferrina-interleucina-1, antagonista pode reverter a hipersensibilidade mecânica neuropática. O desafio de vencer a barreira hematoencefálica.

Micaele Aparecida Furlan de Oliveira

  1. Receptor metabotrópico de glutamato intracelular espinal 5 contribui para a dor e a expressão do c-fos de um modelo de dor inflamatória em ratos. Encontrado ação de glutamato em membrana nuclear.

Luciana Renata Campos Miranda

  1. Identificação dos circuitos espinais envolvidos na dor mecânica dinâmica evocada pelo toque. O papel do o transportador vesicular de glutamato 3.

Cássia Regina da Silva

  1. Modificação epigenética envolvida com Neuropatia Periférica Induzida por Quimioterápicos (NPIQ). Alteração de fenótipo em decorrência de mecanismo epigenético pode ser o responsável pela lenta remissão de sintomas em NPIQ mesmo após suspensão de medicamentos.

Adriane Dallanora Henriques

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Barboni, Universidade de Brasília

Professor Doutor


Faculdade de Ceilândia QNN14 Área Especial, Ceilândia, DF CEP 72220-140 Telefone: 55 61 3376 7487 /FAX: 3376 6042 cel: 61 9957 0045

Editor Científico

Faculdade de Ceilândia, Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia

Centro Metropolitano, conjunto A, lote 01

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Barboni, P. (2017). n. 202 (17): Dor On Line. Dor on Line, (202). https://doi.org/10.26512/dol.v0i202.16436

Edição

Seção

Revista Completa