n. 203 (17): Dor On Line
DOI:
https://doi.org/10.26512/dol.v0i203.16435Palavras-chave:
Revista completaResumo
Edição de Junho de 2017 - Ano 17 - Número 203
Caros leitores do Boletim Dor On Line, nesta edição apresentamos um editorial sobre a atuação do Fator de Crescimento do Nervo (NGF) na dor e implicações. Em nossa seção de Divulgação Científica trazemos a vocês um vídeo sobre enxaqueca, com pesquisadores e médicos da FMRP-USP. Temos, também, alertas sobre o uso de fentanil em bebês prematuros; a influência do trabalho após lesão cervical; uma meta-análise do uso da pregabalina na dor pós-operatória crônica; uma análise dos fatores biopsicossociais relacionados à dor em crianças e adolescentes. Em nossa seção de Ciência e Tecnologia temos alertas tratando de novas propostas no controle dos efeitos adversos de opioides, um novo fármaco desenhado computacionalmente e um novo esquema terapêutico em receptores µ. Temos também um inibidor da quinase G-1α no tratamento da dor e o uso do NGF em um modelo de dor pós-operatória. Boa leitura!
Editorial do mês
Terapia anti-NGF: uma das propostas que estão na mesa para o controle da dor
Mani Indiana Funez
Divulgação Científica
1. Fentanil pode influenciar o desenvolvimento infantil. Estudo em pré-maturos mostra efeito motor no desenvolvimento em infantes que receberam infusão contínua.
Sara Goulart de Castro
2. Retorno ao trabalho após lesão cervical. Pós-trauma cervical (lesão chicote), voltar ao trabalho pode te fazer um bem!
Frederico Igor Ribeiro Calaça
3. Meta-análise adverte que a pregabalina não previne a dor pós-operatória crônica. Evidências de artigos e estudos não publicados mostram que a pregabalina não tem eficácia analgésica.
Weverton Vieira da Silva Rosa
4. Aspectos biopsicossociais relacionados à persistência da dor em crianças e adolescentes. Baixa modulação da dor e sintomas depressivos estão relacionados com a persistência da dor.
José Roberto de Souza Junior
5. Se você não tem, certamente conhece alguém que tem enxaqueca... Trazemos pra você o link de uma reportagem produzida pela TV EPTV de Ribeirão Preto sobre esse assunto, com dicas, explicações e comentários de importantes médicos sobre o assunto.
Equipe Dol
Ciência e Tecnologia
6. Agonista seletivo do receptor opioide periférico inibe a dor sem induzir efeitos adversos. Design computacional para situações de baixo pH, como as encontradas durante um processo inflamatório.
Larissa Garcia Pinto
7. Possível papel para o NGF na dor pós-operatória ortopédica. Medida do status funcional de camundongos submetidos à artroplastia de joelho sugere NGF como alvo para analgesia.
André De Melo Andrade
Larissa Garcia Pinto
8. A perda da sinalização do receptor μ opioide em nociceptores, mas não na microglia, anula a tolerância à morfina. Estratégia para evitar tolerância e hiperalgesia induzida pelos opioides.
Erika Ivanna Araya Pallarés
9. Novo inibidor da proteína quinase G-1α no tratamento da dor. Achados referentes ao fármaco N46 como agente antinociceptivo são encorajadores.
Filipe Almeida Carvalho Gonzaga
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.