n. 204 (17): Dor On Line

Autores

  • Paulo Barboni Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dol.v0i204.16433

Palavras-chave:

Revista completa

Resumo

Edição de Julho de 2017 - Ano 17 - Número 204

Caros leitores da edição de julho do boletim Dor On Line, completamos nesse mês dezessete anos de existência lembrando do passamento do fundador deste boletim, professor Sérgio Henrique Ferreira, que nos deixou em julho do ano passado. E continuando com o mesmo espírito de antes, nesta edição temos um editorial tratando da máfia das próteses no Brasil e sua relação com o ano internacional da dor pós-operatória da IASP. Temos também, em nossa seção de Divulgação Científica, alertas sobre o sono e a dor; como medir dor em bebês; perspectivas na dor de trauma medular; uma padronização no estudo clínico da dor neuropática no diabetes; e a ação analgésica da nicotina e tabaco. Em nossa seção de Ciência e Tecnologia temos a função de interneurônios liberadores de gastrina na coceira; a comunicação do intestino com o sistema nociceptivo; uma caracterização de neurônios de fibra C, a maioria não é polimodal! Temos também mais um componente da dor neuropática de quimioterápicos e uma nova toxina de serpentes que causa dor. Boa leitura!

 

Editorial do mês

Máfia das próteses e a dor pós-cirúrgica

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento

Mani Indiana Funez

 

Divulgação Científica

 

1. A diminuição do estado de alerta devido à perda de sono aumenta a sensibilidade à dor em ratos. Horas de sono bem dormidas, uma xícara de café e o alívio da dor!

Cássia Regina da Silva

Larissa Garcia Pinto

 

2. Novo método para detectar respostas nociceptivas em bebês. A eletroencelografia detecta áreas com atividade alterada após estímulos nocivos.

Sabrina Francesca de Souza Lisboa

 

3. Dor neuropática central crônica, pós-trauma medular. Novas perspectivas de sua origem.

Gabriela de Sousa Martins

Mani Indiana Funez

 

4. Questionário clínico padronizado para identificar a diversidade fenotípica da polineuropatia diabética. Sistematizando as pesquisas da dor neuropática.

Amanda de Araújo Fonseca

Mani Indiana Funez

 

5. Nicotina, tabaco e dor. Nicotina e tabaco podem reduzir a dor aguda em seres humanos?

Albênica Paulino dos Santos

Mani Indiana Funez

 

Ciência e Tecnologia

6. Os interneurônios de gastrina da medula espinhal transmitem a coceira através da sinalização mediada por Vglut2. Mais um componente da coceira.

Pedro Augusto da Silva Soares

 

7. Comunicação intestino-cérebro. Células mensageiras da integração.

Andreza Urba de Quadros

 

8. Neurônios sensoriais são caracterizados como modalidade-específico. Os neurônios sensitivos não são todos polimodais!

Larissa Garcia Pinto

 

9. Receptor GPR132 contribui para hipersensibilidade mecânica induzida pela oxaliplatina. Descoberto possível alvo molecular para combater a dor induzida por quimioterápicos.

Larissa Garcia Pinto

 

10. Toxina encontrada no veneno da jararaca induz dor através da liberação de ATP e ativação de receptores purinérgicos. Estudo identificou a BomoTx, uma miotoxina isolada do veneno.

Larissa Garcia Pinto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Barboni, Universidade de Brasília

Professor Doutor


Faculdade de Ceilândia QNN14 Área Especial, Ceilândia, DF CEP 72220-140 Telefone: 55 61 3376 7487 /FAX: 3376 6042 cel: 61 9957 0045

Editor Científico

Faculdade de Ceilândia, Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia

Centro Metropolitano, conjunto A, lote 01

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

Barboni, P. (2017). n. 204 (17): Dor On Line. Dor on Line, (204). https://doi.org/10.26512/dol.v0i204.16433

Edição

Seção

Revista Completa