n. 205 (18): Dor On Line

Autores

  • Paulo Barboni Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dol.v0i205.16432

Palavras-chave:

Revista completa

Resumo

Caros leitores do DOL, neste mês trazemos um editorial tratando do papel de uma quimiocina, a CXCL1, na dor. Além disso, trazemos em nossa seção de Divulgação Científica alertas sobre trabalhos tratando do risco do uso de AINES e paradas cardíacas; a origem de dores emocionais; a ausência de associação clara entre fenótipos de dor neuropática e fármacos com mecanismo específicos; e um comentário sobre o estudo experimental da dor. Temos também, em nossa seção de Ciência e Tecnologia alertas tratando das alterações no SNC pela Neuropatia Diabética Periférica; o estudo do desequilíbrio em interneurônios inibitórios e a dor neuropática; a relação da sinalização via receptores P2X3 na dor com isoformas da PKC; um novo inibidor de canais de cálcio tipo T para o tratamento da dor e efeitos do sumatriptano na sensibilização da dor. Neste mês também foi exibida uma reportagem feita pela equipe da UnBTV sobre o projeto de extensão universitária conduzida pela equipe do DOL em Brasília. Para conhecer este trabalho, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=QZtBuR_K9mM

EDITORIAL DO MÊS

Editorial do mês

Quimiocinas na dor. Sessão I - CXCL1, muito além de um quimiotático

Rangel Leal Silva

Divulgação Científica

1. Risco de parada cardíaca aumenta com o uso de analgésicos. Analgésicos vendidos sem receita médica, como o ibuprofeno, foram associados a um maior risco fatal.

Larissa Garcia Pinto

2- Sentimentos emocionais negativos proporcionam um quadro de dor. As dores físicas e emocionais compreendem circuitos cerebrais semelhantes.

Alexandre Hashimoto Pereira Lopes

3. Fármacos utilizados para o tratamento da neuropatia. Ausência de efeitos fenótipo-específicos marcantes.

Gisela de Martins Souza Pina

4. É possível realizar experimentos de dor in vitro? Nosso dilema diário.

Andreza Urba de Quadros

Ciência e Tecnologia

5. A participação do Sistema Nervoso Central na Neuropatia Diabética Periférica. O SNC também sofre.

Paulo Henrique Fernandes dos Santos

6. Disfunção de interneurônios inibitórios do córtex somatossensorial primário contribuem para a gênese da dor neuropática. O equilíbrio é o segredo.

Andreza Urba de Quadros

7. Hiperalgesia mediada por receptor purinérgico P2X3 através da sinalização Epac - PKC após inflamação. Desvendando as interações da sinalização por quinases.

Antonio Leonardo de Freitas Garcia

8. Nova molécula com potencial terapêutico para combate a dor neuropática e visceral. Explorando o bloqueio de canais de cálcio do tipo T.

Hayssa Moraes Pintel Ramos

9. Sumatriptano. Fármaco anti-migrania que é capaz de induzir a sensibilização a dor. Ação de fármaco na sensibilização hipernociceptiva.

Priscilla Cartaxo Pierri Bouchardet

Mani Indiana Funez

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Barboni, Universidade de Brasília

Professor Doutor


Faculdade de Ceilândia QNN14 Área Especial, Ceilândia, DF CEP 72220-140 Telefone: 55 61 3376 7487 /FAX: 3376 6042 cel: 61 9957 0045

Editor Científico

Faculdade de Ceilândia, Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia

Centro Metropolitano, conjunto A, lote 01

Downloads

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Barboni, P. (2017). n. 205 (18): Dor On Line. Dor on Line, (205). https://doi.org/10.26512/dol.v0i205.16432

Edição

Seção

Revista Completa