n. 215 (18): Dor On Line

Autores

  • Paulo Barboni Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dol.v0i215.15880

Palavras-chave:

Revista completa

Resumo

Caros leitores, essa edição de junho traz um editorial tratando de canais iônicos seletivos na modulação da dor. Além disso, temos alertas na nossa seção de Divulgação Científica tratando de dor e transtorno mental; a dor da hanseníase e seu tratamento; efeito analgésico do álcool; a dor em família; e também a complexidade de comportamento, humor e o tratamento da dor. Temos também um relato de como foi o I Simpósio Interdisciplinar em Dor do Distrito Federal, realizado na Faculdade de Ceilândia. Na seção de Ciência e Tecnologia, trazemos alertas tratando da medição da atividade de neurônios sensoriais; a função dos receptores TRP na sensibilidade aguda ao calor; a plasticidade neuronial e a dor crônica; e a ação periférica da ocitocina na dor.

EDITORIAL DO MÊS

Editorial do mês

Participação dos Canais de sódio voltagem dependente (Nav 1.1) na modulação da dor

Alexandre Hashimoto Pereira Lopes

 

Divulgação Científica

1. Dor como fator de risco para o surgimento e recorrência dos Transtornos Mentais. Resultados da Pesquisa de Saúde Mental e Estudo de Incidência na população holandesa.

Marília Pereira da Silva

2. Dor neuropática na Hanseníase. Devemos adotar tratamentos diferentes para dores neuropáticas de etiologias distintas?

Thayná Moreira Gomes Marra

3. Consumo moderado de álcool está associado a sintomas reduzidos de dor e fibromialgia em pacientes com dor crônica. Estudos recentes mostram seu papel na redução da dor.

Alexandre Gomes de Macedo Maganin

4. Para tratar a dor em sua complexidade, estude a complexidade das pessoas. Relação entre dores, superdosagem de analgésico e humor

Mateus Fortes Rossato

5. Percepção de injustiça sobre a dor. Discordância entre pais e filhos está associada com piores resultados funcionais

Thayná Moreira Gomes Marra

6. I Simpósio Interdisciplinar em Dor do Distrito Federal. Uma contribuição da Universidade de Brasília para o estudo da Dor.

Letícia Menezes Rodrigues

Kênia Pires

7. Técnica em larga escala para estudar atividade de neurônios sensoriais in vivo. Técnica sensível o suficiente para detectar potenciais de ação individuais.

Larissa Garcia Pinto

8. Um trio de canais TRP medeia a sensibilidade aguda ao calor nocivo. A presença de três canais TRP funcionais é crucial para que respostas ao calor nocivo sejam executadas.

Francisco Isaac Fernandes Gomes

9. Pacientes com osteoartrite de joelho demonstram alterações na conectividade da ínsula. Estudos de imagem revelam informações poderosas para entender os fundamentos neurais da dor crônica

Ivo Vieira de Sousa Neto

10. Receptores periféricos de ocitocina inibem o sinal nociceptivo para os neurônios de ampla faixa dinâmica do corno dorsal da medula espinal. O papel inibitório na dor da ocitocina

Francisco Fábio Bezerra de Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Barboni, Universidade de Brasília

Professor Doutor
Faculdade de Ceilândia QNN14 Área Especial, Ceilândia, DF CEP 72220-140 Telefone: 55 61 3376 7487 /FAX: 3376 6042 cel: 61 9957 0045

Editor Científico

Faculdade de Ceilândia, Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia

Centro Metropolitano, conjunto A, lote 01

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Barboni, P. (2018). n. 215 (18): Dor On Line. Dor on Line, (215). https://doi.org/10.26512/dol.v0i215.15880

Edição

Seção

Revista Completa