VAN DIJK, T. A. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. Trad. Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8294Resumo
Teun A. van Dijk, professor titular do Departamento de Tradução e Filologia na Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, e doutor em Linguística pela Universidade Livre de Amsterdã (Holanda) é autor de numerosos livros e artigos, muitos traduzidos em várias línguas. Entre eles, Cognição, Discurso e Interação (2006) e Discurso e Poder (2008).
A obra Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva (2012) compõe-se de quatro capítulos compilados em 330 páginas: Rumo a uma teoria do contexto; Contexto e linguagem; Contexto e cognição; e Contexto e discurso. Trata-se de uma teoria integrada e multidisciplinar sobre o contexto, desenvolvida no âmbito de uma teoria ampla do discurso, cujo propósito maior é explicar a complexa relação entre os contextos e as estruturas do discurso.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.