Ensino do português baseado nos gêneros
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8288Palabras clave:
Gêneros. Práticas de Letramento. Ensino de Gramática. Aulas de Língua Portuguesa.Resumen
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada com turmas dos últimos ciclos do ensino fundamental na área de Língua Portuguesa em uma escola militar em Brasília-DF. Meu objetivo é mostrar que os gêneros2 devem constituir o centro para o ensino de letramentos, baseando-me em teorias críticas e funcionais para o estudo da linguagem. Para compreender a relação entre gêneros e práticas de letramento no contexto desta pesquisa, apoio-me na articulação de três abordagens teóricas: (1) Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1992/2001; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003); (2) Abordagens teóricas sobre os gêneros (BAKHTIN, 2000; HALLIDAY; HASAN, 1991; EGGINS; MARTIN, 2000; EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Nesta pesquisa, é investigado como os textos são estudados nas aulas de Língua Portuguesa e em que medida o ensino da escrita contribui para que os estudantes se apropriem dos gêneros como recurso para agirem e para interagirem em diversos domínios sociais. Esta pesquisa indica que o ensino de letramentos deve se apoiar no estudo dos gêneros. Uma pedagogia de ensino de letramentos baseada nos gêneros permite o reconhecimento da diversidade do contexto cultural que envolve os textos, conforme as práticas sociais que os demandam. A consciência dos gêneros e das práticas de letramento em que se realizam efetivamente contribui para que noss@s estudantes desenvolvam capacidades para agirem e para interagirem discursivamente em diferentes domínios e práticas sociais.
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