Letramento multimodal e texto em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8272Palabras clave:
Letramento. Multimodalidade. Análise de Discurso Crítica (ADC). Multiletramentos. Semiótica Social.Resumen
Pretendo estabelecer, por meio deste artigo, novas perspectivas para o texto, sob a ótica da Análise de Discurso Crítica (ADC), do Letramento e da Multimodalidade. De acordo com Fairclough (1992, 2001, 2003), Chouliaraki e Fairclough (1999), o entendimento efetivo dos efeitos sociais do texto só é possível se os analisarmos no momento da fala ou da escrita. Kress e van Leeuwen (1996) afirmam que a escrita não mais ocupa o lugar central no panorama comunicacional, por
isso, o modo como os professores orientam as práticas discursivas de seus alunos em relação aos textos multimodais pode contribuir para a construção crítica do discurso do aluno. Nesse sentido e, considerando o Letramento, tal qual foi defendido por Street (1984, 1993, 1995), Barton e Hamilton (1998, 2000) e Hasan (1996), proponho uma revisão dessas práticas.
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