Análise sociossemiótica crítica de narrativas midiáticas dos 50 anos da Capital do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v3i1.2018/8638Keywords:
contexto; representação narrativa; mídia; análiseAbstract
The present study analyzes, based on social theories of language and on social and communicative approaches, the meanings produced by political economic narratives conveyed by Brazilian magazine of high consumption and global reach as well as the effects they project on social cognition. For this, it uses categories of analysis systematized by Critical Discourse Analysis and by Social Semiotics of Multimodality, through which it describes and analyzes discursive and semiotic meanings instantiated by the simultaneous use of modes' resources. It reveals how the ideological senses of gender are constructed and recontextualized for the purpose of satisfying particular political and economic interests and the short-term and long-term effects they produce on life in society.
Downloads
References
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
BOURDIEU, P. Outline of a Theory of Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.
CASTELLS, M. A. Communication power. New York: Oxford University Press, 2009.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. 2006. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006.
FAIRCLOUGH, N. Media Discourse: voices. London: Edward Arnould, 1995.
_______ Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
_______ Language and globalization. London; New York: Longman, 2006.
_______ Critical Discourse Analysis: the critical study of language. 2. ed. London: Longman, 2010.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to funcional grammar. London: Arnold, 1985.
JEWITT, C. The routledge handbook of multimodal analysis. London and New York: Routledge, 2011.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London and New York: Routledge, 2010.
MACHIN, D.; VAN LEEUWEN, T. Global media discourse: a critical introduction. London and Ney York: Routledge, 2001.
MCQUAIL, D. Teorias da Comunicação de Massa. Trad. Roberto C. Costa. Porto Alegre: Penso, 2013.
MOTTA, L. G. Análise Crítica da Narrativa. Brasília: Universidade de Brasília, 2013.
SILVERSTONE, R. Porque estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 3ª ed. 2011.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011.
_______ A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2012.
_______ Discurso e Contexto: uma abordagem sociocognitiva. Trad. Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.
VAN DIJK, T. New Analysis: case studies of international and national news in the press. New York and London: Routledge, 2011.
VAN LEEUWEN, T. Introducing social semiotics. London, Routledge, 2005.
________. Discourse and Practice: new tools for critical discourse analysis. Oxford: University Press, 2008.
VEJA. 2009. 50 anos de Brasília. São Paulo: Abril, novembro, Edição Especial, ano 42, n. 2.138.
Sites
Html.www. google. com
Disponível em http://terradeencantosbrasil. Acesso em 14/10/2014.
Html.www.google.com.
Disponível em http://veja.abril.com.br/especiais/brasilia/primeira-vez-mapa-p-020.htmlwww.google. com. Acesso em 14/10/2014.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.