VAN LEEUWEN, T. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis. New York: Oxford University Press, 2008.
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8295Abstract
Em 15 anos, Theo van Leeuwen tem escrito muitos livros e artigos sobre análise do discurso, sobre comunicação visual e sobre multimodalidade. Seu mais recente livro é The language of colour:anintroduction(2011). Atualmente, ele está trabalhando na terceira edição da obra Reading images: the grammar of visual design, com a coautoria de Gunther Kress. Esta obra será publicada em 2013. Ele também é editor da revista Comunicação visual2.
A obra constitui um aparato metodológico, como o próprio nome sugere, que visa a contribuir para a análise de textos escritos ou visuais. Perpassa campos que vão desde a sociologia, à Análise de Discurso Crítica (ADC) e à Teoria Semiótica Social da Multimodalidade (TSSM). Divide-se em nove capítulos,constituindo-se por um corpus analítico variado (livros infantis, reportagens, fotografias e brinquedos) sobre práticas do contexto escolar. Essa diversidade contribui para a análise de como as práticas sociais podem ser transformadas em discursos.
Downloads
References
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres: Routledge, 2003.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar visual design. London; New York: Routledge, 1996.
VAN LEEUWEN, T. The language of colour: an introduction. London: Routledge, 2011.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.