A construção do ideal identitário brasileiro pela publicidade governamental: uma análise crítica multimodal
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8293Keywords:
Multimodalidade. Semiótica social. Recursos semióticos. Ideal identitário brasileiro.Abstract
Este estudo tem por objetivo interpretar, por meio de um vídeo institucional do governo brasileiro, as relações entre recursos semióticos, geradores de sentido, e a construção de representações ideais de uma comunidade, facilitadoras da prática governamental de controle social. Assim, com a pesquisa sobre a construção do ideal identitário brasileiro, por meio da publicidade, observamos como esses recursos se relacionam de forma integrada para reafirmar esse ideal, ideologicamente construído e cuidadosamente cultivado pelos discursos, segundo o enfoque da Semiótica Social da Multimodalidade (TSSM), proposto por Gunther Kress, em 2010, pela Análise de Discurso Crítica (ADC), especialmente a versão proposta por Fairclough em 2003, e pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), criada por Halliday, dando relevo ao fato observado pelas pesquisadoras de que uma teoria como a ADC pode responder à pergunta “por quê?” e a TSSM e a LSF podem responder à indagação “como?”. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior sobre publicidade governamental no Brasil. Como considerações finais, podemos dizer que o governo brasileiro está direcionado politicamente para a construção do ideal identitário brasileiro, com o estabelecimento de um envolvimento emocional acrítico entre os cidadãos, por meio da transmissão da ideologia de inclusão social.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.