A semiótica social das cores e das formas tipográficas: conceitos, categorias e aplicações
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8289Keywords:
Semiótica Social. Tipografia. Cores. Design. Imprensa.Abstract
Este artigo visa a contribuir para as pesquisas sobre os significados construídos pela tipografia e pelas cores por meio de um estudo de caso da primeira página dos jornais portugueses Diário de Notícias, Correio da Manhã e Público. O referencial teórico é o da Semiótica Social (HALLIDAY, 1978; HODGE; KRESS, 1988), que concebe o uso de cada modo semiótico como determinado pelo contexto, produzindo, assim, significados socialmente e culturalmente situados. A metodologia é baseada nos sistemas paramétricos da tipografia (VAN LEEUWEN, 2006) e das cores (KRESS; VAN LEEUWEN, 2002; VAN LEEUWEN, 2011). Os resultados sugerem a convergência de propósitos comunicativos contraditórios no Diário de Notícias, a ênfase ao consumo e também ao monitoramento das instituições sociais no Correio da Manhã e o valor atribuído pelo Público à cobertura mais crítica e diversificada das notícias.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.