Musa Impassível: uma leitura tridimensional da imagem
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8270Keywords:
Social Semiotics. Visual Grammar. Three-dimensional reading.Abstract
This article aims, under Social Semiotics and Visual Grammar of Kress and van Leeuwen (2006) precepts, to describe the ways in which a three-dimensional image combines visual regularities. The result of this analysis shows that the application of the analytical categories of reading three-dimensional images enables to see the image here analyzed, and so many others, in new perspectives. Based on this result, we conclude that the ability to read images, in that more deeply way provided by these analytical categories, establishes a different relationship between the represented and the viewer. Developing this ability is, therefore, to take an advance on the discursive practices of societies in the twenty-first century.
Downloads
References
BARTHES, R. Imagem e Moda. In: BARTHES, R. Inédito. BENEDETTI, Ivone Castilho (Trad.). v. 3. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Roland Barthes).
COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros Passos).
LAURA ARTES. Três Graças. Disponível em: . Acesso em: 2 dez.2010.
MANGUEL, A. Lendo imagens. FIGUEIREDO, Rubens; EICHEMBERG, Rosaura; STRAUCH, Cláudia (trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2. ed. London/New York: Routledge, 2006.
VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics London/New York: Routledge, 2005.
VIEIRA, J. A.. Afinal, existem metáforas visuais? In: VIEIRA, J. A.; BENTO, A. L.; ORMUNDO, J. da S. (Org). Discursos nas práticas sociais. São Paulo: Annablume, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.