A semiótica social das cores e das formas tipográficas: conceitos, categorias e aplicações
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8289Palavras-chave:
Semiótica Social. Tipografia. Cores. Design. Imprensa.Resumo
Este artigo visa a contribuir para as pesquisas sobre os significados construídos pela tipografia e pelas cores por meio de um estudo de caso da primeira página dos jornais portugueses Diário de Notícias, Correio da Manhã e Público. O referencial teórico é o da Semiótica Social (HALLIDAY, 1978; HODGE; KRESS, 1988), que concebe o uso de cada modo semiótico como determinado pelo contexto, produzindo, assim, significados socialmente e culturalmente situados. A metodologia é baseada nos sistemas paramétricos da tipografia (VAN LEEUWEN, 2006) e das cores (KRESS; VAN LEEUWEN, 2002; VAN LEEUWEN, 2011). Os resultados sugerem a convergência de propósitos comunicativos contraditórios no Diário de Notícias, a ênfase ao consumo e também ao monitoramento das instituições sociais no Correio da Manhã e o valor atribuído pelo Público à cobertura mais crítica e diversificada das notícias.
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