Ensino do português baseado nos gêneros

Autores

  • Edna Cristina Muniz da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8288

Palavras-chave:

Gêneros. Práticas de Letramento. Ensino de Gramática. Aulas de Língua Portuguesa.

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada com turmas dos últimos ciclos do ensino fundamental na área de Língua Portuguesa em uma escola militar em Brasília-DF. Meu objetivo é mostrar que os gêneros2 devem constituir o centro para o ensino de letramentos, baseando-me em teorias críticas e funcionais para o estudo da linguagem. Para compreender a relação entre gêneros e práticas de letramento no contexto desta pesquisa, apoio-me na articulação de três abordagens teóricas: (1) Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1992/2001; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003); (2) Abordagens teóricas sobre os gêneros (BAKHTIN, 2000; HALLIDAY; HASAN, 1991; EGGINS; MARTIN, 2000; EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Nesta pesquisa, é investigado como os textos são estudados nas aulas de Língua Portuguesa e em que medida o ensino da escrita contribui para que os estudantes se apropriem dos gêneros como recurso para agirem e para interagirem em diversos domínios sociais. Esta pesquisa indica que o ensino de letramentos deve se apoiar no estudo dos gêneros. Uma pedagogia de ensino de letramentos baseada nos gêneros permite o reconhecimento da diversidade do contexto cultural que envolve os textos, conforme as práticas sociais que os demandam. A consciência dos gêneros e das práticas de letramento em que se realizam efetivamente contribui para que noss@s estudantes desenvolvam capacidades para agirem e para interagirem discursivamente em diferentes domínios e práticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. M.E.G. Pereira. ed., São Paulo, Martins Fontes, 2000.

BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford, Cambridge: Blackwell Publishers, 1994.

BARTON, D. ; HAMILTON, M. Local literacies. Londres and Nova Iorque: Routledge, 1998.

BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Orgs.). Situated literacies: reading and writing in context. Londres, New York: Routledge, 2000.

BARTON, D. & IVANIC, R. Writing in the community. Newbury Park, Londres, Nova Delhi: Sage Publications, 1991.

BARTON, D; HAMILTON, M. Local literacies. Londres and Nova Iorque: Routledge, 1998.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Ângela Paiva Dionísio, Judith Chambliss Hoffnagel, (Orgs.); tradução e adaptação de Judith Chambliss Hoffnagel; revisão técnica Ana Regina Vieira... [et al.]. ”“ São Paulo: Cortez, 2005.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T.C. Todos os textos: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 6ª série, 2011.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edingurgh University Press, 1999.

EGGINS, S. An introduction to systemic functional linguistics. 2. ed., New York, Londres: Continuum, 2004.

EGGINS, S.; Martin, J.R. Géneros y registros del discurso. In: VAN DIJK, T.A. El discurso como estructura y proceso. Barcelona: Gedisa, 2000.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres & Nova Iorque: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. MAGALHÃES, Izabel (Coord. trad., rev. e pref.). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1992/2001.

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis. Londres and Nova Iorque: Longman, 1995.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. Londres e Nova Iorque: Longman, 1989.

HALLIDAY, M.A.K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford University Press, 1991.

HALLIDAY, M.A.K. e MATTHIESSEN, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. 3. ed., Oxford, Londres: Arnold, 2004.

HALLIDAY, M.A.K. e HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford University Press, 1991.

Hyland, K. Genre-bases pedagogies: a social response to process. Journal of Second Language Writing, 12, 2003.

NEVES, M.H.M. Que gramática estudar na escola? 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

PAGANO, A. Gêneros híbridos. In: C. Magalhães, (Org.) Reflexões sobre a análise crítica do discurso, Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001.

STREET, B. Literacy events and literacy practices: theory and practice in the New Literacy Studies. In Jones, M. M. e Jones, K. (Orgs.) Multilingual literacies: reading and writing different worlds. John Benjamins Publishing Company, Amsterdam/Philadelphia, 2000.

STREET, B. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London and New York: Longman, 1995.

STREET, B. (Org.). Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

STREET, B. . Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

Downloads

Como Citar

Silva, E. C. M. da. (2013). Ensino do português baseado nos gêneros. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 1(2), 25–45. https://doi.org/10.26512/discursos.v2i1.0/8288

Edição

Seção

Artigos