“VAI NA BRASILEIRARAGEM”: MEMÓRIA COLETIVA E IDENTIDADE NACIONAL EM UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DA NIKE DA COPA DO MUNDO 2018

Autores

  • Kelly Cristina Torres de Barros Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20815

Palavras-chave:

Memória Coletiva. Identidade Nacional. Controle Social.

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal analisar o discurso produzido por um comercial da Nike para a Copa do Mundo da Rússia 2018 a partir do ideário de construção de uma identidade nacional coletiva do Brasil como país do futebol. Com base em pressupostos teóricos que investigam o papel da memória como construção da identidade, analisaremos o conceito de memória em Pêcheux (1999), em Orlandi (2007) e em Coracini (2011) e proporemos uma discussão em torno do conceito de Comunidades Imaginadas de Anderson (2008) e das teorias de Silva (2008) e Hall (2008) envolvendo o caráter não essencialista do conceito de identidade com ênfase nos Estudos Culturais. Também abordaremos as implicações do termo controle social proposto por Van Dijik (2008) e de ideologia em Foucault (2008) à luz do anúncio publicitário em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

CORACINI, M. J.; GHIRALDELO, C. M. (Orgs.). Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade. Campinas: Pontes, 2011.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. UK: Longman Group, 1989.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. NEVES, L. F. B. (Trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

JUSTI, L Heavy baile: larga o aço. V.I.P. SECCHIN, J. (Dir.). Publicado em 4 ju. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2429GujqzJM>. Acesso em: 1 jul. 2018.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo, Cortez, 2003.

NIKE FUTEBOL APRESENTA: Vai na Brasileiragem. YouTube. Publicado em 3 jun. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Vm-avsAjrIo>. Acesso em: 26 jun. 2018.

ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 5 ed. Campinas: Pontes, 2003.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P.; DAVALLON, J.; DURAND, JL.; PÊCHEUX, M.; ORLANDI, E. P. (Org.) Papel da memória. Campinas, Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M. Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, Pontes, 1990.

SILVA, T. T. (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2008.

VAN DIJIK, T. A. Discourse and power. New York: Palgrave Macmillan, 2008.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Ferreira, K. C. T. de B. (2018). “VAI NA BRASILEIRARAGEM”: MEMÓRIA COLETIVA E IDENTIDADE NACIONAL EM UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DA NIKE DA COPA DO MUNDO 2018. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 3(2), 101–113. https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20815

Edição

Seção

Artigos