“QUEM NOS SALVARÁ DA MÍDIA?”: A REPRESENTAÇÃO DA PRIMAVERA SECUNDARISTA EM ARTIGO DA REVISTA ÉPOCA

Autores

  • Waldenia Marcia Silva Barbosa UECE
  • Matheus Souza Rodrigues UECE

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/12402

Palavras-chave:

Discurso. Primavera Secundarista. Mídia.

Resumo

Este artigo tem como objeto a representação construída pelo discurso da mídia sobre o movimento que ficou conhecido como Primavera Secundarista ocorrido no Brasil em 2016. Sendo um movimento de resistência dos estudantes de Ensino Médio contra as propostas de reforma e ajustes fiscais do governo brasileiro no âmbito da educação, a Primavera Secundarista envolveu jovens de várias partes do Brasil que ocuparam mais de 1000 escolas em todo o território nacional. Nosso objetivo, com este estudo, é analisar e compreender as estratégias usadas pela mídia para representar esse movimento. Utilizamos como corpus para a análise um artigo de opinião publicado na página on line da revista Época, assinado pelo colunista Fernando Schüler intitulado “E quem nos salvará de Ana Júlia?”. À luz do construto teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC), embasamo-nos, principalmente, nos escritos de Fairclough (2004) e Ramalho e Resende (2011), desenvolvendo assim, um estudo de caráter qualitativo, com foco no significado representacional. Compreendendo a linguagem como o lugar privilegiado de lutas e tensões sociais, discutimos as estratégias linguísticas e ideológicas utilizadas na produção do artigo e percebemos como resultado a construção, por parte da mídia, de uma imagem desqualificada do movimento Primavera Secundarista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Souza Rodrigues, UECE

É mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, onde atuou na linha 3, intitulada de Estudos Críticos da Linguagem.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Silva Barbosa, W. M., & Rodrigues, M. S. (2018). “QUEM NOS SALVARÁ DA MÍDIA?”: A REPRESENTAÇÃO DA PRIMAVERA SECUNDARISTA EM ARTIGO DA REVISTA ÉPOCA. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 3(3), 83–102. https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/12402

Edição

Seção

Artigos