Divulgação científica do Design para todos:
apresentação do projeto Design (cons)ciência
Mots-clés :
Divulgação científica;, Design (cons)ciência;, Pesquisa;, Ciência;, DesignRésumé
Esse estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo discutir a relação do Design com a Divulgação Científica. Especificamente, objetiva-se apresentar o projeto Design (cons)ciência que é uma plataforma de divulgação científica que visa levar a ciência da área do Design a todos. Compreende-se que a comunicação é um dos itens principais para a divulgação científica, pois, por meio da linguagem, é possível levar uma informação acessível para a sociedade. Desse modo, a marca Design (cons) ciência possui quatro pilares que são: a ciência, a sociedade, o design e a comunicação. A partir de um levantamento bibliográfico, uma pesquisa quanti e qualitativa e uma avaliação realizada por profissionais da área, por professores e pesquisadores, esse projeto experimental foi testado, aplicado e hoje encontra-se disponível nas redes sociais como uma relevante plataforma de divulgação científica.
Téléchargements
Références
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639/643. Acesso em 07 de out. 2024.
BOMFIM, Gustavo A. Fundamentos de um Teoria Transdisciplinar do Design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, V. n 2, dez. 1997, p.27-41.
BRAGANÇA GIL, Fernando; LOURENÇO, Marta. Que Cultura para o Século XXI? O Papel Essencial dos Museus de Ciência e Técnica. In: VI Reunião da Red-Pop, Museu de Astronomia e Ciências Afins/ UNESCO, Rio de Janeiro, junho, 1999.
CALDAS, Graça. Divulgação científica e relações de poder. Revista Informação e Informação, Londrina, v.15, p.31-42, 2010. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/12/pdf_ ed0320644d_0014080.pdf. Acesso em 25 de out. 2022.
CROSS, Nigel. Designerly Ways of Knowing: Design Discipline Versus Design Science. Design Issues: Vol17, N 3, Massachusetts Institute of Technology, 2001. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1511801. Acesso em: 20 out. 2024.
FIGUEIREDO, Camila Augusta Pires de. Narrativa Transmídia: modos de narrar e tipos de histórias. Letras, Santa Maria, v. 26, n. 53, p. 45-64, jul./dez.2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/l etras/article/view/25079/14480. Acesso em: 16 de janeiro de 2024.
FUAD-LUKE, A. Design Activism: beautiful strangeness for a sustainable world. London: EarthScan, 2009.
GERMANO, Marcelo Gomes; KULESZA, Wojciech Andrzej. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. Ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LOUREIRO, J.M. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia. Ciência da Informação, 32(1), 88-95.jan./abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/LDJ8RsrGbPF6FwwrxcRyfZH /?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 de maio de 2024.
LOPES, Maria Immacolata Vasallo de; MUNGIOLI, Maria Cristina Palma. Ficção televisiva transmidiática: temas sociais em redes sociais e comunidades virtuais de fãs. In: LOPES, Maria Immacolata Vasallo de (org.). Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MUELLER, M. S. Popularização do conhecimento científico. Revista de Ciência e Informação, v. 3 n. 2, abr. 2002. Disponível em: https://repositorio. unb.br/handle/10482/990. Acesso em 02 de dez. 2021.
NASCIMENTO FILHO, C. A; CAMPOS, S. L. P; PIRES, C. R. A relação entre divulgação e cultura científicas: um ensaio sobre eventos de ciências. In: ROCHA, Marcelo B; OLIVEIRA, Roberto D. V. Lima de. Divulgação Científica: Textos e Contextos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.
SALÉM, Sonia; KAWAMURA, Maria. O texto de divulgação e o texto didático: conhecimentos diferentes? In: V Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Águas de Lindóia: SBF, 2006.
VOGT, C. De Ciências, divulgação, futebol e bem-estar cultural. In. PORTO, C; BROTAS, A. M. P; BORTOLIERO, S. T. (Org.). Diálogos entre ciência e divulgação científica. Salvador: Edufba, 2011.
PAPANEK, Victor. Design for the Real World. Chicago: Academy Chicago Publishers,1971.
PAZMINO, Ana Verónica. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. In: I Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, Curitiba, vol 4-6 de set, 2007. Disponível em: https://naolab.nexodesign.com.br/wp-content/uploads/2012/03/PAZMINO2007-DSocial-EcoD-e-DSustentavel.pdf. Acesso em 15 de abril de 2024.
PINHEIRO, Bárbara C. Soares; OLIVEIRA, Roberto D. V. Lima de. Divulgação...de qual ciência? Diálogos com epistemologias emergentes. In: ROCHA, Marcelo B; OLIVEIRA, Roberto D. V. Lima de. Divulgação Científica: Textos e Contextos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.
TASCHNER, Natalia Pasternak. O cientista e a síndrome de Cassandra. Ciência e Cultura, São Paulo, v.70, no.2, p.4-5, abr./jun. 2018. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v70n2/v70n2a02.pdf>. Acesso em 25 de nov. 2021.
VALÉRIO, Marcelo; BAZZO, Walter. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Campina Grande: PB, 2005.
VEIGA C; AMENDRA, R. Social Design Principles and Practices. In Proceedings of the Design Research Society Symposium (DRS-2014), Design's Big Debates - DRS International Conference. 2014, 16-19 June, Umea, Sweden. Disponível em: https://dl.designresearchsociety.org/cgi/viewcontent.cgi?article= 1963&context=drs-conference-papers. Acesso em 10 de abril, 2022.
XAVIER, Adilson. Storytelling. Histórias que deixam marcas. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Best Business, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Design, Tecnologia e Sociedade 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
