Visualidade háptica em museus:
Impressão 3D como recurso inclusivo para usuários cegos.
Palavras-chave:
Comunicação visual, Cegueira, Design inclusivo, Impressão 3D, Imagens hápticas, Espaços museais.Resumo
Tradicionalmente, indivíduos cegos enfrentam barreiras significativas ao acessar experiências culturais visuais, devido à falta de recursos adaptados em museus e exposições. No entanto, o design contemporâneo surge como uma resposta inovadora, oferecendo novas estratégias, conceitos e ferramentas para criar artefatos e serviços acessíveis em espaços culturais. Este artigo exploratório investiga a integração da impressão 3D como recurso inclusivo para usuários cegos, destacando a importância da inovação e inclusão para desenvolver materiais que atendam às necessidades sensoriais e estéticas desses indivíduos. Com base em estudos de autores especializados, o estudo aborda temas como design gráfico inclusivo, visualidade háptica e tecnologia de impressão 3D e Foram incorporados conceitos e análises de autores como Griffin e Gerber (1996), Silva (2017), Dondis (2015) e Ventola (2014). O objetivo central é de compreender e analisar as potencialidades da impressão 3D como recurso inclusivo para usuários cegos em ambientes museais, demonstrando também como o design gráfico inclusivo e a inovação podem ampliar o acesso e a experiência dos deficientes visuais em ambientes culturais.
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