O Pensamento Rizomático Aplicado Ao Design

Autores

Palavras-chave:

Design, Rizoma, Epistemologia, Filosofia, Metodologia

Resumo

O Design enquanto campo do saber se baseia em noções estruturalistas na concepção de Artefatos, criando sistemas de agrupamento e generalidades para guiar a leitura e manipular os discursos. O pensamento Rizomático visa romper com essas generalidades e expandir o campo do Design. A aplicação do pensamento Rizomático de Deleuze e Guattari ao Design se dá por intermédio da teoria das multiplicidades, construída na subtração da unidade e no mapeamento das conexões simbólicas e semânticas do Artefato. A partir de um método rizomático, é possível compreender o Artefato enquanto totalidade e assim expandir a leitura imagética-discursiva dos Artefatos em Design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Débora; IBARRA, María Cristina. Aproximações em Design para além do Racionalismo: tecendo caminhos para o pluriverso. Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 29 | n. 1 [2021], p. 155 – 169.

CARDOSO JR., Helio Rebello. A Origem Do Conceito De Multiplicidade Segundo Gilles Deleuze. Trans/Form/Açao, Sao Paulo, 19: 151-161, 1996.

CUSTÓDIO. Jean mendes. O Design do Rizoma e a Multiplicidade na Criação. Bauru, 2011. https://www.faac.unesp.br/Home/Departamentos/Design/ProjetosApresentados/design-do-rizoma-e-a-multiplicidade-na-criacao.pdf. acessado em 20/09/2023.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, volume 1. Editora 34. 1995.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Paz e Terra, 3ª edição, 2018.

LAURO, Rafael. Deleuze e Guattari - Rizoma. Razão Inadequada. ARTIGO Disponível em: https://razaoinadequada.com/2013/09/21/deleuze-rizoma/ Acesso em: 22 de Maio de 2022.

LAURO, Rafael. Deleuze e Guattari - Mil Platôs. Razão Inadequada. ARTIGO Disponível em: https://razaoinadequada.com/filosofos/deleuze/mil-platos/ Acesso em: 22 de Maio de 2022.

MAGNAVITA, Pasqualino Romano. Experiência Rizomática. Revista Redobra. UFBA. Bahia | ano 3 | n. 9 [2012].

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Alves Santos, V. B., & Laporte de Alencar, A. (2025). O Pensamento Rizomático Aplicado Ao Design. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/54163