“Em quem confiar?”

Antecedentes do consumo de moda endossado por influenciadores digitais

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Influenciadores digitais, Consumo, Moda, Inteligência competitiva

Resumo

A expansão da internet fez surgir novas formas de comunicação e consumo. Com o acúmulo de informação, o gosto e interesse das pessoas se tornaram voláteis e confusos, necessitando cada vez mais de indivíduos que filtrem essas informações e indiquem produtos em suas plataformas. Nesse entremeio, uma das principais características se trata da criação de figuras digitais que são responsáveis por influenciar um determinado público, seja esse a produtos alimentícios, hotelaria e, no contexto deste artigo, os de Moda. Para tanto, neste artigo, buscamos entender os antecedentes que conformam o consumo de Moda endossado por influenciadores digitais. Conduzimos uma survey com 103 indivíduos usuários de Instagram, empregando uma série de escalas para mensurar tais relações e como influenciam na intenção de compra. Os dados foram tratados por regressão linear múltipla. Os resultados revelaram influência significativa de dimensões como estilo/atratividade e confiabilidade.

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Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Possui mestrado em Design (Universidade Federal de Campina Grande) e Design de Moda (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte).

Aline Gabriel Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Moda e Vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Possui doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado em Administração e Negócios pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Pós-Graduado em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduado em Educação pela Faculdade (SENAC-RS) e pós-graduando em Mentoring Teacher Education (Universidade de Tampere - Finlândia) e graduação em Ciências do Desporto pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É professor do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, atuando como pesquisador no tema Marketing: Identidade e Cultura. Professor em nível de graduação e pós-graduação de disciplinas sobre Marketing Estratégico, Marketing de Relacionamento, Comportamento do Consumidor, Gestão e Empreendedorismo na Saúde e Esporte. Coordenador de curso em nível de pós-graduação (Lato Sensu) em Gestão Esportiva e Treinamento e Prescrição de Exercícios. Coordenador de projetos de inovação na área da Saúde com agências de fomento. Gestor de programas e projetos esportivos e de extensão. Coordenador temático dos GTTs de Marketing Esportivo e Modelagem de Negócios e Empreendedorismo da Associação Brasileira de Gestão Esportiva (ABRAGESP). Atuação como Sócio proprietário de empresas de consultoria, assessoria e treinamento, realizando consultorias em estratégias de marketing em micro e pequenas empresas.

Lívia Juliana Silva Solino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora na área de Moda e Produção do Vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande – Campus Caicó. Mestre em Engenharia de Produção pela UFRN e Designer de Moda pela UFC. Membro do Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda, com expertise em desenvolvimento de produto.

Layla de Brito Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Design de Moda pela Universidade do Minho, mestra em Design de Comunicação de Moda pela Universidade do Minho (2014), especialista em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Centro Universitário Senac São Paulo (2012) e Engenheira Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010). Estudou Fashion Styling for Professionals e Coolhunting na Central Saint Martins College of Arts and Design London (2013). Professora do quadro efetivo (DE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN campus Caicó), dos cursos Superior de Tecnologia em Design de Moda e Técnico de Nível Médio em Vestuário (Integrado e Subsequente). Lecionou como professora substituta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Apucarana, dos cursos de Bacharelado em Engenharia Têxtil e Superior de Tecnologia em Design de Moda; no curso superior de Tecnologia em Design de Moda da UNIP Campinas; e também em cursos de pós-graduação e extensão em Moda, Negócios da Moda e Coolhunting, nas instituições Faculdade Santa Marcelina São Paulo (FASM), Istituto Europeo di Design São Paulo (IED-SP), Senac Campinas, ESAMC Campinas. Tem experiência na área de Design com ênfase em Moda e Engenharia Têxtil, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de tendências, pesquisa aplicada ao design de moda, styling e imagem de moda, materiais e tecnologias têxteis aplicados à moda.

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

Dantas, Ítalo J. de M., Freire, A. G., Curth, M., Solino, L. J. S., & Mendes, L. de B. (2024). “Em quem confiar?”: Antecedentes do consumo de moda endossado por influenciadores digitais. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 11(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/53099