Método de Levantamento de Externalidades Negativas em Plataformas Digitais

Autores

  • Marcelo Borchardt UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE
  • Dr. Danilo Corrêa Silva Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Luiz Melo Romão Doutor em Informática (PUC-PR)
  • Eliane Antônio Simões Doutora em Engenharia Civil (USP).
  • Marli Teresinha Everling Doutora em Design (PUC-RIO)

Palavras-chave:

plataformas digitais, modelos de negócio, sustentabilidade, externalidades

Resumo

As plataformas digitais são, além de um fenômeno mercadológico, um elemento de transformação social. No entanto, os impactos socioambientais não costumam ser considerados em sua concepção. O objetivo desse artigo é apresentar um método para levantamento de externalidades negativas que os modelos de negócios das plataformas digitais podem causar, direta ou indiretamente, à sociedade e ao meio-ambiente. Esse desenvolvimento é parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória estruturada a partir do Design Science Research. O método desenvolvido descreve os elementos-chave e a dinâmica das plataformas digitais, distingue seus fatores de crescimento e é concluído com um levantamento das externalidades negativas. A proposta passou por avaliação de profissionais de Design, Tecnologia da Informação, Gestão e Administração cujos resultados indicam a utilidade e a aplicabilidade do método. Conclui-se que a proposta é passível de utilização por equipes profissionais que atuam no desenvolvimento de plataformas digitais.

 

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

Borchardt, M., Corrêa Silva, D., Melo Romão, L., Antônio Simões, E., & Teresinha Everling, M. (2023). Método de Levantamento de Externalidades Negativas em Plataformas Digitais. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 10(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/50851