O design de materiais de campanha

Entrevista com deputada estadual de Sergipe Linda Brasil

Autores

  • Cassia Regina D Antonio Rocha da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Silvio Mario Felix Dantas UNIT - Universidade Tiradentes
  • Beatriz da Silva Gomes Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Campanha, Materiais, Política, Informação

Resumo

A participação da mulher e pessoas LGBTQIAP+ ativamente em diversos campos sociais ainda é minimizada, a luta pelos direitos sociais desses grupos carece de representatividade onde é possível fazer políticas públicas voltadas ao seu bem-estar social, nesse contexto buscou-se representatividade na realização dessa entrevista, tendo como foco a então deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil. A entrevista foi realizada de forma semiestruturada em seu gabinete da ALESE, objetivando compreender como se dá a linha cronológica das suas campanhas e compreender o intuito na comunicação com seu público-alvo, bem como as intersecções do design nesse processo. Nota-se que o processo de criação do design do material gráfico da deputada apresenta linguagem que comunica-se com público jovem, pessoas da comunidade LGBTQIA+, assim como sofre forte influência de movimentos sociais para criação de sua identidade visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Regina D Antonio Rocha da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciência da Propriedade Intelectual - Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação - Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Filosofia: Ética e Teoria do Conhecimento - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Bacharel em Comunicação Visual - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru/SP). Formação em Multiplicadores de Design Estratégico CRIED/Istituto Europeu di Design. Especialista em Didática do Ensino Superior (Associação de Cultura Pio Décimo/SE). Professora do curso de Design Gráfico; Design de Interiores e Tecnologia em Jogos Digitais UNIT/SE. Orienta atividades de extensão com aplicação do design na sociedade local. Desenvolve palestras, minicursos e oficinas sobre prática profissional do design, gestão do design, artes gráficas, desenho, criatividade e inovação. Atualmente envolvida com pesquisa sobre design-educação, design-transferência de tecnologia, design-sociedade. Responsável pela Direção do Escritório Modelo de Design Gráfico da UNIT/SE (2011-2015). Responsável por elaborar Materiais Didáticos para EAD. Atuou como Membro do GEDUC - Gerência de Educação Continuada UNIT - Universidade Tiradentes e SET- Sociedade de Educação Tiradentes. Atuou como coordenadora do Curso de Graduação de Design Gráfico/UNIT (2001-2012). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Design Gráfico da UNIT/SE (2012-atual). Coordenação dos programas de Pós-Graduação Lato Sensu/UNIT Gestão do Design para Imagem Corporativa (2008-2009) e Representação Gráfica de Projetos 3D (2012-2013).

Silvio Mario Felix Dantas, UNIT - Universidade Tiradentes

Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica (2023), possui graduação em Sistemas para internet pela Faculdade de Administração e negócios de Sergipe (2019), graduando no bacharelado em design gráfico pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE), possui experiencia em programação front-end. 

Beatriz da Silva Gomes, Universidade Tiradentes

Possui Graduação no curso de enfermagem da Universidade Tiradentes, Aracaju/SE. Pós-graduação em Oncologia pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba, FATECPR, Curitiba/PR. Curso técnico em Instrumentação cirúrgica pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Graduanda no curso de Design Gráfico da Universidade Tiradentes, Aracaju/SE.

Referências

Lima, J (2021). Linda Brasil: “Por um parlamento atento à visibilidade das pessoas inviabilizadas”. Disponível em:https://www.jlpolitica.com.br/entrevista/linda-brasil-por-um-parlamento-atento-a-visibilidade-das-pessoas-inviabilizadas. Acesso em: 8 de outubro de 2022.

Parnaíba, C. S., Gobbi, M. C. (2013). Mulheres na política e na mídia brasileira: breve histórico e cenário atual. In Womens in politic and brazilian Media: A brief history and actual stage, Nº3, pp. 51-63.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Silva, C. R. D. A. R. da, Felix Dantas, S. M., & Gomes, B. da S. (2023). O design de materiais de campanha: Entrevista com deputada estadual de Sergipe Linda Brasil. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 10(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/49628