A criação de um aplicativo para a promoção de eventos musicais

Autores

  • Daniel de Salles Canfield UFG
  • André Luiz Montalvão Junior Universidade Federal de Goiás
  • Armando Custódio Neto Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Aplicativo, Smartphone, Música, Eventos, UX/UI

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a criação de um aplicativo para smartphone que promova uma maior interação entre os agentes da cadeia musical, com a divulgação e promoção de eventos musicais, melhorando esse contato tornando-o mais adequado entre as partes interessadas. Foi utilizado o método de Nielsen Norman Group (2017), com quatro etapas e 11 ferramentas, que partem da conceitualização do objeto até o desenvolvimento de seus protótipos. Como resultado, obteve-se um protótipo de média fidelidade que servirá na interação otimizada da cultura musical e no acesso a métodos adequados para o desenvolvimento de interfaces digitais. Este é um projeto inovador, pois coloca como protagonistas simultâneos os três agentes da cadeia musical – artistas, público e organizadores de evento – atendendo suas necessidades, beneficiando suas conexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHSANULLAH, A.; SULAIMAN, S.; MAHMOOD, A. K. B.; KHAN, M. Understanding factors influencing User Experience of interactive systems: A literature review. ARPN Journal of Engineering and Applied Sciences, v. 10, n. 23, 2015.

ANDRADE, A. A. D; MONASTIRSKY, L. B. O espaço público e o direito à cultura: estudo sobre os eventos musicais sexta às seis e festival de música de Ponta Grossa (PR). Revista Caminhos de Geografia, Uberlândia, Minas Gerais, v. 22, n. 83, p. 2-16, 2021.

CASTRO, A. A. C. A música baiana e o mercado: a gestão da obra como estratégia de negócio. 2011. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, Salvador, 2011.

COOPER, A.; REIMANN, R.; CRONIN, A. D. About Face 3: The Essentials of Interaction Design. 3. ed. Indiana, Estados Unidos: Wiley Publishing, 2007.

DE PAULA, H. O que é UX – User Experience e como começar nessa carreira. Heller de Paula, 2017. Disponível em: https://medium.com/chocoladesign/o-que-%C3%A9-ux-user-experience-e-como-come%C3%A7ar-nessa-carreira-81b766f9103 Acesso em: 28 set. 2022.

ECAD. Distribuição de direitos autorais pelo Ecad é impactada pela pandemia pelo segundo ano consecutivo, 2022. Disponível em: https://www4.ecad.org.br/noticias/distribuicao-de-direitos-autorais-pelo-ecad-e-impactada-pela-pandemia-pelo-segundo-ano-consecutivo Acesso em: 5 dez. 2022.

EXAME. Lei Rouanet traz retorno 59% maior que valor financiado, mostra FGV, 2018. Disponível em: https://exame.com/economia/lei-rouanet-traz-retorno-59-maior-que-valor-financiado-mostra-fgv/ Acesso em: 17 jul. 2021.

FLÉCHET, A. Por uma história transnacional dos festivais de música popular: Música, contracultura e transferências culturais nas décadas de 1960 e 1970. Patrimônio e Memória, UNESP-FCLAs-CEDAP, vol. 7, n. 1, pp. 257-271, 2011.

GARRETT, J. J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. 2. ed. California, Estados Unidos: New Riders, 2011.

IAZZETTA, F. O que é a música (hoje). In: I Fórum Catarinense de Musicoterapia, 2001, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2001.

IFPI. Reports & Resources, 2022. Disponível em: https://www.ifpi.org/resources/ Acesso em: 5 jan. 2023.

LAMPRECHT, E. The Difference Between UX and UI Design: A Beginner’s Guide. Career Foundry, Berlin, Alemanha, 2022.

MAASØ, A. Music Streaming, Festivals, and the Eventization of Music. Universidade de Oslo, Oslo, Noruega, 2016.

MEIRA, S. Nem real, nem virtual. O mundo é figital. Silvio Meira, 2021. Disponível em: https://silvio.meira.com/silvio/nem-real-nem-virtual-o-mundo-e-figital/. Acesso em: 5 jun. 2022.

MONTEIRO, J. F. S. História global e festivais da canção: Brasil e Portugal. In: XXVIII simpósio nacional de história, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2015.

MORVILLE, P. User Experience Design, 2004. Disponível em: http://semanticstudios.com/user_experience_design/ Acesso em: 15 out. 2022.

NN/g. Goal Composition: Extending Task Analysis to Predict Things People May Want to Do, 1994. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/goal-composition/#:~:text=Goal%20Composition%3A%20Extending%20Task%20Analysis%20to%20Predict%20Things%20People%20May,have%20when%20using%20the%20system. Acesso em: 8 jun. 2022.

NN/g. Personas Make Users Memorable for Product Team Members, 2015. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/persona/. Acesso em: 8 jun. 2022.

NN/g. Field Studies, 2016. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/field-studies/. Acesso em: 8 jun. 2022.

NN/g. UX Research Cheat Sheet, 2017. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ux-research-cheat-sheet/. Acesso em: 8 jun. 2022.

NN/g. User Interviews: How, When, and Why to Conduct Them, 2018a. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/user-interviews/. Acesso em: 8 jun. 2022.

NN/g. Journey Mapping 101, 2018b. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/journey-mapping-101/. Acesso em: 8 jun. 2022.

NN/g. Task Analysis: Support Users in Achieving Their Goals, 2020. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/task-analysis/. Acesso em: 8 jun. 2022.

NORMAN, D. A. The psychology of everyday things. Nova Iorque: Basic Books, 1988.

ORTIZ, R. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

PASCHOAL, J. Arte e entretenimento, 2010. Disponível em: http://www.culturaemercado.com.br/pontos-de-vista/arte-e-entretenimento Acesso em: 21 mar. 2023.

RESNICK, M. L. Ubiquitous Computing: UX When There Is No UI, Sage Journals, v. 57, n. 1, p. 1007-1011, 2013.

ROCHA, C. Janelas e peles: cultura, poéticas e perspectivas das interfaces computacionais. Coleção Invenções, Goiás, Brasil, v. 39, n. 3, p. 671-675, 2014.

ROTH, R. E. User Interface and User Experience (UI/UX) Design. The Geographic Information Science & Technology Body of Knowledge, Washington, Estados Unidos, 2017.

SABRA. Cultura Musical: Qual a sua importância nos tempos atuais? 2018. Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/cultura-musical-qual-a-sua-importancia-nos-tempos-atuais Acesso em: 18 nov. 2022.

SAFFER, D. Designing for Interaction. 2 ed. Berkley, California: New Riders, 2010.

SCHADE, A. Competitive Usability Evaluations: Learning from Your Competition. Nielsen Norman Group, Massachusetts, Estados Unidos, v. dez, 2013.

SCHLATTER, T.; LEVINSON, D. Visual Usability: Principles And Practices For Designing Digital Applications. Visual Usability, Massachusetts, Estados Unidos, v. set, 2012.

WHITE, K.; ABOU-ZAHRA, S.; HENRY, S. L. Developing for Web Accessibility, 2015. Disponível em: https://wai-quick-start.netlify.app/tips/developing/ Acesso em: 11 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

de Salles Canfield, D., Montalvão Junior, A. L., & Custódio Neto, A. (2023). A criação de um aplicativo para a promoção de eventos musicais. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 10(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/48811