Design centrado no usuário e ergonomia de concepção para o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista
Palavras-chave:
Prospecção tecnológica, Ergonomia de concepção, Design centrado no usuário, ADASResumo
A sobrevivência da indústria está ligada à capacidade de antecipar o futuro através das tecnologias. A automatização automotiva encontra-se no foco da indústria automobilística, haja vista a maturidade de tecnologias que dão suporte à automação. A ergonomia de concepção atua nos projetos de prospecção trazendo um olhar sobre os fatores humanos na execução das atividades futuras. Objetiva-se, com este artigo, discutir como o design centrado no usuário, aliado à ergonomia de concepção, pode melhor direcionar prospecções tecnológicas de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) cujas funções e características estejam de acordo com os fatores humanos impactados na automação veicular. Para tal, realizou-se um levantamento e análise de obras relacionadas ao tema, o que nos permitiu concluir que o design centrado no usuário se apresenta como estratégia aplicável no entendimento do usuário e, a partir dele, pode-se elencar estratégias a serem incentivadas pelos ADAS prospectados e melhor utilizadas pelos usuários.
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