História, percurso e experiência

O desenvolvimento de um sistema de wayfinding para o Museu ao Ar Livre

Autores

  • Letícia Bez Batti Gonçalves Unisatc
  • Diego Piovesan Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Museu; Design; Wayfinding; Sinalização.

Resumo

Este artigo propõe desenvolver um sistema de wayfinding para o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), localizado na cidade de Orleans, em Santa Catarina. O estudo responde como o desenvolvimento de um sistema de wayfinding para o museu poder contribuir para o local. Para isso, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, objetivos exploratórios, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Tal desenvolvimento foi feito empregando o método de Gibson (2009), The Design Process, focado na construção de sistemas de wayfinding, além dos estudos sobre sinalização e sinalética de D’Agostini (2017), Costa (2007), Velho (2007) e outros. A partir do resultado do projeto, foi possível desenvolver um sistema de wayfinding para o Malpi, visando a autonomia, segurança e eficiência do percurso para seus futuros visitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, Joan. Señalética. Barcelona: CEAC, 2007.

D’AGOSTINI, Douglas. Design de Sinalização. São Paulo: Blucher, 2017.

DUARTE, Rosani Hobold. Museu e educação: experiências pedagógicas no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel – Malpi. Dissertação (Mestrado em Educação) – Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma, 2018.

ELIAS, Maria José. Revendo o nascimento dos museus no Brasil. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, v.2, 1992. p. 139-145.

GIBSON, David. The Wayfing Handbook. New York: Princeton Architectural Press, 2009.

HARDY DESIGN. Sistema de Sinalização Inhotim, 2014. Disponível em: <http://hardydesign.com.br/projeto/sinalizacao-inhotim/>. Acesso em: 12 abr. 2021.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 8. Ed. São Paulo; Blucher, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Museus em Números. 2. ed. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2020.

JACOB, Eduardo Louis. Gráfico Ambiental: típicos e tópicos. 2007. Dissertação (mestrado). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica.

Museu ao Ar Livre de Orleans, em Santa Catarina, é tombado como patrimônio cultural brasileiro. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério da Cultura, 2019. Disponível em: encurtador.com.br/koCRT. Acesso em: 03 set. 2020.

PICADO, Karin H. Um olhar sobre a sinalização em bibliotecas universitárias à luz do wayfinding. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Unidade Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2019.

POULOT, Dominique. Museu e museologia. São Paulo: Autêntica, 2013.

SCHERER, Fabiano de Vargas; Design gráfico ambiental: revisão e definição de conceitos. In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014. Disponível em: encurtador.com.br/pCNS9. Acesso em: 29 set. 2020.

SUANO, Marlene. O que é museu? São Paulo: 1986. Disponível em: encurtador.com.br/ahkuG. Acesso em: 06 set. 2020.

VELHO, Ana Lucia de Oliveira Leite. O Design de Sinalização no Brasil: a introdução de novos conceitos de 1970 a 2000. 200. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Curso de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes & Design. Rio de Janeiro, 2007.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Bez Batti Gonçalves, L., & Piovesan Medeiros, D. . (2021). História, percurso e experiência: O desenvolvimento de um sistema de wayfinding para o Museu ao Ar Livre. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 8(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/38655