Crianças em situação de emergencia

Um estudo de ambiências de brincar

Autores

  • Luisa Caetano UEMG
  • Sâmela Pessôa Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ambiências, Contextos emergenciais, Bem-estar infantil, Brincar

Resumo

A presente pesquisa visa compreender como as ambiências do brincar contribuem para o bem-estar infantil em contextos emergenciais. O estudo se inicia com a fundamentação teórica, que discute sobre: contextos emergenciais pós-desastres; as crianças e o desenvolvimento infantil; a ambiência do brincar e design para a ambiência - projeções de ambientes sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que engloba pesquisa bibliográfica e coleta de dados em campo mediante a observação baseada em projetos de ações com crianças na cidade de Dondo, em Moçambique. Com isso, foi possível obter, como resultado, o reconhecimento da ambiência do brincar no contexto emergencial em questão, a partir das definições delimitadas pela fundamentação teórica. Foi validado que no brincar, mesmo em contextos de escassez, está presente a construção da identidade, a assimilação da cultura e a apropriação dos ambientes.

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

Caetano, L., & Pessôa, S. (2020). Crianças em situação de emergencia: Um estudo de ambiências de brincar. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 7(1), 24–39. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/32543