Igarapé das Almas: uma cartografia da Avenida Visconde de Sousa Franco, Belém / PA

Autores

  • Larissa La-Rocque Corrêa Teles
  • Rogério Camara

Palavras-chave:

Belém, Espaço Urbano, Técnica, Igarapé

Resumo

Apresenta-se neste artigo as intervenções realizadas na Avenida Visconde de Sousa Franco em Belém do Pará em detrimento da configuração original do igarapé das Almas situado no local, que resta hoje como um canal. O local é analisado a partir dos usos atribuídos a ele e seus significados, trata-se de uma reflexão a respeito do processo de urbanização, pela introdução da técnica de canalização no igarapé. Procura-se compreender os propósitos pelos quais o espaço é transformado para receber uma infraestrutura urbana. Para a contextualização do espaço foi necessário realizar levantamentos documentais e entrevistas com agentes pontuais para entender os processos desta transformação. Foram realizados ainda registros fotográficos e questionários aplicados aos frequentadores locais para análise dos elementos que compõem a Avenida. Deste estudo conclui-se que as mudanças foram estruturadas sob ações estratégicas, provenientes do poder público e instituições, conforme interesses que não consideravam as origens naturais do local e que geraram problemas sociais e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CERTEAU, Michel de, GIARD, Luce & MAYOL, Pierre. A Invenção do Cotidiano 2. Morar, Cozinhar. Ed. 12. Petrópolis: Vozes, 2013.
FERRARA, Lucrécia D’Alessio. A estratégia dos signos: linguagem/espaço/ambiente urbano. Ed. 2. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Ohar Periférico. São Paulo: Edusp, 1993.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HARVEY, David. Espaços da esperança. Ed. 7. São Paulo: Loyola, 2015.
LYNCH, Kevin. The image of the city. Cambridge: The M.I.T Press, 1960.
MESQUITA, André Luiz. Mapas dissidentes: proposições sobre um mundo em crise (1960-2010). 21 fev. 2013.
MONTEIRO, Walcyr. Visagens e Assombrações de Belém. Belém: Smith Editora. 2007.
PENTEADO, Antônio. O estudo da geografia urbana de Belém. Belém: UFPA, 1968.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SARGES, Maria de Nazaré dos Santos. Memórias do “Velho” intendente: Antônio Lemos ”“ 1869-1973 / Maria de Nazaré dos Santos Sarges. Campina, SP: [S.N.], 1998.
TRINDADE, Saint Clair. Produção do Espaço e uso do solo urbano em Belém. Belém, PA: UFPA, 1997.
VASSÃO, C. A. Metadesign Ferramentas, Estratégias e Ética para a Complexidade. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

La-Rocque Corrêa Teles, L., & Camara, R. (2019). Igarapé das Almas: uma cartografia da Avenida Visconde de Sousa Franco, Belém / PA. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 6(1), 78–95. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/28950