Design de mobiliário brasileiro, moderno e contemporâneo: um diálogo formal

Autores

  • Yasmin Carolini Thomeo Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design - Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-8801-9069
  • Rafaela Nunes Mendonça Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Universidade Estadual Paulista
  • Lucas Farinelli Pantaleão Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design - Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-6847-964X
  • Juliano Aparecido Pereira Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design - Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Teoria e História do Design, Projeto de Produto, Design Brasileiro, Design Moderno, Design contemporâneo

Resumo

O artigo procura distinguir estilisticamente dois períodos da história do mobiliário no Brasil: o modernismo e a ascensão do contemporâneo. A partir de uma análise sistematizada a respeito das caracteres formais (estéticos e conceituais) predominantes de cada tempo histórico, delineia-se uma revisão bibliográfica da evolução do móvel brasileiro, em paralelo ao surgimento da atividade do design no país. Para tanto, toma-se como base para as análises as obras de Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi e Sérgio Rodrigues, no que se refere a tentativa de estabelecimento de uma certa “brasilidade” no contexto do design moderno e as obras de Léo Capote, Studio Lattoog e Sérgio Matos, no âmbito de uma “nova” concepção de “brasilidade” (mais ampla), inerente ao que comumente é tido por design contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Carolini Thomeo, Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design - Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU - UFU (2018). Especialista em Gestão de Portfólio e Marca, pela Fundação Getúlio Vargas (2018).Graduada no curso de Design na Universidade Federal de Uberlândia (2017). Pesquisadora bolsista de iniciação científica pelo CNPQ, na pesquisa: "Design e Sustentabilidade no Setor Moveleiro: diagnóstico e proposição de soluções estratégicas para o controle de resíduos nas MPEs de Uberlândia/MG" (2016/2017). Membro do Projeto de Pesquisa - "Criação de Banco de Dados sobre Ambientes Interiores, Elementos definidores da Qualidade do Morar e do Comportamento do Usuário Final como suporte às atividades do Núcleo de Design GEMA Grupo de Estudos em Mobiliário e Ambientes" (2015/2016). Bolsista pela CAPES no programa Ciências sem Fronteiras, realizando mobilidade internacional para Itália, onde cursou design na Università degli Studi di Firenze (2014). No mesmo ano cursou Storia Dellarte no Istituto Michelangelo e também curso de lingua italiana. Tem experiência na área de Design, com ênfase nos seguintes temas: Design de Mobiliário Brasileiro, História do Mobiliário, Design Sustentável, Design de Produto.

Rafaela Nunes Mendonça, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Design pelo PPGDesign da FAAC/UNESP, membro do Grupo de Pesquisa NUPECAM (CNPq/UNESP) e do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (bolsista FAPEMIG) pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), graduada em Design de Interiores pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Atualmente é Professora na Faculdade Uniessa - Uberlândia, nos cursos de Design e Arquitetura. Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Uberlândia nos cursos Arquitetura e Urbanismo e Design (2015-2017). Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de projeto, teoria e metodologias do design, design do produto, design contemporâneo, comportamento e modo de vida.

Lucas Farinelli Pantaleão, Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design - Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação / Universidade Estadual Paulista (FAAC/UNESP). Pós-graduação Lato Sensu em Ciência Corpo-Mente (Biopsicologia) pelo Instituto Visão Futuro (FATIDU). Mestrado e Doutorado (bolsista FAPESP) em Design - Planejamento de Produto pela FAAC/UNESP. Professor Efetivo e Coordenador do Laboratório de Expressão Digital (LED) na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU). Experiência na área de Design Gráfico, Design de Produto e Artes Visuais com ênfase em Criatividade e Processo Criativo, Estética da Sustentabilidade, Design Sustentável Radical e Computação Videográfica, incluindo certificação Autodesk 3ds Max Associate e Professional Models to Motion. Atuação principalmente nas seguintes áreas: design gráfico e produto, artes plásticas e visuais, criatividade, sustentabilidade, ciências cognitivas e novas tecnologias.

Juliano Aparecido Pereira, Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design - Universidade Federal de Uberlândia

Professor (Associado 1) e Pesquisador da FAUeD - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Membro do corpo docente do PPGAU - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, em nível de Mestrado Acadêmico - FAUeD/UFU. Coordenador do Laboratório de Modelos e Protótipos - LAMOP/FAUeD/UFU. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP/S.Carlos, IAU USP/.SC (2009). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP/S.Carlos, IAU USP/.SC (2001). Arquiteto e Urbanista, graduado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP/S.Carlos, IAU USP/SC (1998). Tem experiência na área de Design e Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, Design de Produto, Design de Mobiliário, Modelos e Protótipos em Design e Projeto de Arquitetura.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. (7ª. ed.). São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BLEICH, M C. Joaquim Tenreiro: mobiliário moderno artesanal. Universidade Presbiterana Mackenzie, 2016.
BORGES, A. Móvel brasileiro contemporâneo / Adélia Borges, Paulo Herkenhoff, Rafael Cardoso. Rio de Janeiro: Aeroplano: FGV Projetos, 2007.
BORGES, A. Sergio Rodrigues. 2. ed. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2007. 131 p. (Coleção Arquitetura e Design).
COSULICH, R D M. Lina Bo Bardi: do pré-artesanto ao design. 2007. 55 f. Dissertação (Mestrado em design) ”“ Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2007.
CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
FILHO, A L O. Madeira que cupim não rói: por uma expressão brasileira no design de mobiliário. 2009. 246 f. Dissertação (Mestrado em design) ”“ Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2009.
HARRISON, Charles. Modernismo. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2001.
MORAES, D. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.
MORAES, D. Limites dos design. São Paulo: Studio Nobel, 1999.
MOURA, M. Design contemporâneo: poéticas da diversidade no cotidiano. In: FIORIN, E, LANDIM, PC, and LEOTE, RS., orgs. Arte-ciência: processos criativos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, pp. 61-80. Desafios contemporâneos collection. ISBN 978-85-7983-624-4. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.
NIEMEYER, L. Design no Brasil: origens e instalações. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
PANTALEÃO, L. F.; PINHEIRO, O.J; MENEZES, M.F. Teoria e prática, ética e estética no design de produtos: questões de sustentabilidade como alternativa para subversão da atual cultura material de consumo. In: CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design, 3, Buenos Aires, 2016.
REGO, A; CUNHA, I. O mobiliário brasileiro e a aquisição de sua identidade. Ling. Acadêmica, Batatais, v. 6, n. 3, p. 69-87, jul./dez. 2016.
ROIZENBRUCH, Tatiana Azzi. DESIGN HÍBRIDO: caminhos, processos e transformações. Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4, p. 550-557, 2014.
SANTOS, M C L dos. Jorge Zalszupin: design moderno no Brasil. São Paulo: Olhares, 2014.
SANTOS, M C L dos. Móvel moderno no Brasil. São Paulo: Olhares, 2015.
TEIXEIRA, M A F. Mobiliário residencial brasileiro: criadores e criações. Uberlândia, 1996.
ZAPPA, R. Sergio Rodrigues: o Brasil na ponta do lápis. 1 ed. Rio de Janeiro: Instituto Sergio Rodrigues, 2015. 91 f.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Thomeo, Y. C., Mendonça, R. N., Pantaleão, L. F. ., & Pereira, J. A. (2019). Design de mobiliário brasileiro, moderno e contemporâneo: um diálogo formal. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 6(1), 57–77. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/28426