Design de mobiliário brasileiro, moderno e contemporâneo: um diálogo formal
Palavras-chave:
Teoria e História do Design, Projeto de Produto, Design Brasileiro, Design Moderno, Design contemporâneoResumo
O artigo procura distinguir estilisticamente dois períodos da história do mobiliário no Brasil: o modernismo e a ascensão do contemporâneo. A partir de uma análise sistematizada a respeito das caracteres formais (estéticos e conceituais) predominantes de cada tempo histórico, delineia-se uma revisão bibliográfica da evolução do móvel brasileiro, em paralelo ao surgimento da atividade do design no país. Para tanto, toma-se como base para as análises as obras de Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi e Sérgio Rodrigues, no que se refere a tentativa de estabelecimento de uma certa “brasilidade” no contexto do design moderno e as obras de Léo Capote, Studio Lattoog e Sérgio Matos, no âmbito de uma “nova” concepção de “brasilidade” (mais ampla), inerente ao que comumente é tido por design contemporâneo.
Downloads
Referências
BLEICH, M C. Joaquim Tenreiro: mobiliário moderno artesanal. Universidade Presbiterana Mackenzie, 2016.
BORGES, A. Móvel brasileiro contemporâneo / Adélia Borges, Paulo Herkenhoff, Rafael Cardoso. Rio de Janeiro: Aeroplano: FGV Projetos, 2007.
BORGES, A. Sergio Rodrigues. 2. ed. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2007. 131 p. (Coleção Arquitetura e Design).
COSULICH, R D M. Lina Bo Bardi: do pré-artesanto ao design. 2007. 55 f. Dissertação (Mestrado em design) ”“ Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2007.
CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
FILHO, A L O. Madeira que cupim não rói: por uma expressão brasileira no design de mobiliário. 2009. 246 f. Dissertação (Mestrado em design) ”“ Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2009.
HARRISON, Charles. Modernismo. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2001.
MORAES, D. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.
MORAES, D. Limites dos design. São Paulo: Studio Nobel, 1999.
MOURA, M. Design contemporâneo: poéticas da diversidade no cotidiano. In: FIORIN, E, LANDIM, PC, and LEOTE, RS., orgs. Arte-ciência: processos criativos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, pp. 61-80. Desafios contemporâneos collection. ISBN 978-85-7983-624-4. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.
NIEMEYER, L. Design no Brasil: origens e instalações. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
PANTALEÃO, L. F.; PINHEIRO, O.J; MENEZES, M.F. Teoria e prática, ética e estética no design de produtos: questões de sustentabilidade como alternativa para subversão da atual cultura material de consumo. In: CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design, 3, Buenos Aires, 2016.
REGO, A; CUNHA, I. O mobiliário brasileiro e a aquisição de sua identidade. Ling. Acadêmica, Batatais, v. 6, n. 3, p. 69-87, jul./dez. 2016.
ROIZENBRUCH, Tatiana Azzi. DESIGN HÍBRIDO: caminhos, processos e transformações. Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4, p. 550-557, 2014.
SANTOS, M C L dos. Jorge Zalszupin: design moderno no Brasil. São Paulo: Olhares, 2014.
SANTOS, M C L dos. Móvel moderno no Brasil. São Paulo: Olhares, 2015.
TEIXEIRA, M A F. Mobiliário residencial brasileiro: criadores e criações. Uberlândia, 1996.
ZAPPA, R. Sergio Rodrigues: o Brasil na ponta do lápis. 1 ed. Rio de Janeiro: Instituto Sergio Rodrigues, 2015. 91 f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.